Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Militar de Santa...

Polícia Militar de Santa Catarina se prepara para atingir mais uma evolução em sua gestão

No ano em que completa os seus 188 anos, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) se prepara para atingir a evolução 3.0. O termo se refere a parâmetros de evolução em frentes como tecnologia, informação, comunicação, ambiente, social, gestão, conduta profissional, eficiência, produtividade, entre outros.

Muitos setores como o da indústria, da tecnologia e da educação possuem uma classificação para o seu grau de evolução ou desenvolvimento. Trata-se da evolução 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e assim, sucessivamente. Neste sentido, a PMSC, como todas as empresas públicas, além da iniciativa privada, está caminhando junto com a sociedade e pode ser classificada de acordo com seu nível de evolução.

O comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, que segue a aplicação do Plano de Comando 360 (2022 – 2032) acredita que essa evolução é resultado do trabalho efetivo da corporação em todas as áreas. “Já estamos em direção ao nosso próximo passo, a PMSC 3.0”, afirmou.

A marca 360 já faz uma alusão às necessidades de perceber e atuar em todas as direções necessárias para a evolução e o aperfeiçoamento da instituição, dos policiais e dos serviços prestados à sociedade catarinense. Neste Plano de Comando ficaram definidos as prioridades, objetivos e metas a serem atingidas até 2032, consolidando a PMSC 3.0.

Evolução

Atualmente a Polícia Militar de SC está no estágio 2.0. Essa segunda geração na escala evolutiva da PMSC foi marcada por mudanças significativas em decorrências de diversos eventos, como: a nova Constituição Federal (1988), a evolução da estrutura, formações e especializações policiais, evolução das doutrinas e técnicas policiais, surgimento de novos equipamentos, implementação de várias tecnologias, novos métodos de gestão e o surgimento de novos órgãos na corporação.

Isso ajudou numa maior abertura para a comunidade e para as parcerias com outros órgãos. Uma maior flexibilidade da PMSC com mais profissionalismo, mais autonomia administrativa. A prevenção do crime passou a ser mais priorizada e a Polícia começou a utilizar a filosofia de policiamento comunitário e as parcerias com organizações locais. Tudo isso, com o início do uso de tecnologias e da inteligência policial. Nesse processo evolutivo, a PMSC não parou.

PMSC 3.0

Neste grau de evolução institucional, a Polícia Militar atingirá um nível de desempenho e eficiência ainda mais elevado. Com a presença constante da ciência, tecnologia e inovação e a utilização de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, drones e sistemas de vigilância, a prevenção de crimes será feita de maneira mais eficiente.

Neste processo, está sendo dada uma atenção significativa ao efetivo, fornecendo melhores condições de trabalho, de equipamento, de fardamentos modernos, comunicação, alimentação e tecnologias avançadas.

O uso de técnicas de medição do estresse e do cansaço, o desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de ensino e educação profissional continuada, são exemplos de práticas que devem evoluir nesse processo. “Tudo irá garantir que os membros da Polícia Militar estejam sempre em condições de desempenhar suas funções de maneira segura e eficaz”, afirmou o coronel Pelozato. O resultado será mais integração com os demais órgãos na troca de informações e atuação em conjunto com a finalidade de redução da criminalidade em todo o Estado.

Neste espectro está também o fortalecimento da comunicação e da cooperação entre a Polícia Militar e a população, para promover a segurança de todos. Na PMSC 3.0 a Segurança Pública passa a ser mais baseada em evidências e dados, e o policiamento militar passará a usar técnicas avançadas para prevenção, como a inteligência artificial e análise de dados.

Muitos dos itens e dimensões da PMSC 3.0 já estão em fase de materialização, vários desses processos estão em desenvolvimento. O atual comando-geral em seu Plano de Comando estabeleceu metas para alcançar este próximo nível.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support