Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Polícia Militar Ambiental de...

Polícia Militar Ambiental de Canoinhas forma 1ª turma do Programa Unidos pelo Meio Ambiente

Foi realizada no auditório da Escola de Educação Básica (EEB) João José de Souza Cabral, na noite dessa segunda-feira (7), a formatura dos 70 alunos do Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma). O projeto envolveu os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental dos períodos matutino e vespertino.

Segundo o idealizador do Puma, soldado PM Luís Mateus Moreschi, o objetivo é criar nos envolvidos, um movimento de sensibilização e crescimento intelectual, de forma interdisciplinar consciente e dentro de uma ética de respeito para com o ambiente escolar e a comunidade, também propiciando aos educandos a oportunidade de atuar em atividades relacionadas ao meio ambiente, desenvolvendo uma prática contínua de supervisão na sala de aula e demais dependências da escola, e reconhecer nos próprios colegas a necessidade de sensibilização a respeito da questão ambiental.

“Sabemos da importância da preservação do meio ambiente e a necessidade de mudar o comportamento em relação ao mesmo, promovendo um modelo de atitudes, gerando reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos, e é isso que esse Programa veio trazer a esses 70 alunos”, destaca Moreschi.

Segundo a diretora da escola, Rutiane Simões de França Loti, o Programa foi o primeiro a ser aplicado no Estado e deu tão certo, que poderá ser desenvolvido em diversas escolas de Santa Catarina. “Ficamos muito felizes de termos a nossa escola sido escolhida pela Polícia Militar Ambiental para aplicação desse programa, e por ter sido tão bem acolhido por nossos alunos e comunidade”, destaca.

O Puma iniciou no dia 28 de setembro e se encerrou no dia 04 de dezembro. A conclusão e entrega de certificados ocorreu nessa segunda, dia 7.

Participaram da formatura o major da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, Robson Xavier Neves; sub-comandante da Polícia Militar, João Marcos Dombrowski Araújo, além de autoridades locais.

Sobre o curso

O programa foi desenvolvido pela 6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, na EEB João José de Souza Cabral. Os mais diversos temas foram abordados, incluindo fauna, flora, água, pesca, agrotóxicos, poluição, lixo, queimadas, Polícia Militar Ambiental, Unidades de Conservação e Programa Protetor Ambiental.

Foram trabalhadas também 12 lições, realizados questionários abertos no primeiro e último dia de aula para tabular os resultados obtidos durante o curso. Ainda será realizado um estudo de caso, para avaliação do programa.

{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}