Polícia Comunitária: diretorias de Consegs de municípios da Grande Florianópolis são empossadas
Em solenidade marcada pela busca do fortalecimento da polícia comunitária, tomaram posse na noite desta quarta-feira (26) os membros efetivos das diretorias de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da Grande Florianópolis.
O ato coletivo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), aconteceu no auditório da SSP, em Florianópolis, com a presença de autoridades, dos integrantes dos Consegs, familiares e convidados.
Na posse, os presidentes receberam os bottons e as diretorias empossadas realizaram o termo de compromisso. A implementação da Polícia Comunitária em SC demonstra nestes 22 anos de atuação que os processos de proteção e segurança do cidadão dependem da integração, da participação social, da integração e da prevenção.
Ao todo, membros de 10 Consegs foram empossados: cinco de diretorias de Consegs de Florianópolis (Jurerê, Ingleses, Canasvieiras, Barra da Lagoa e Balneário do Estreito); duas de Palhoça (Ponte do Imaruim e Entorno Costeiro) e de diretorias de Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara para a gestão 2023/2025.
Os Consegs do bairro Estreito (Florianópolis) e do município de Antônio Carlos foram reativados, enquanto os demais passaram pelo processo eleitoral de renovação de suas diretorias.
O secretário da Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira parabenizou as novas diretorias e ressaltou a união pela segurança pública. “Estamos fortalecendo os Consegs e ouvindo os municípios para ampliar, qualificar e melhorar a segurança pública de Santa Catarina. Juntos somos mais fortes”, afirmou o secretário.
A presidente do Conseg de Antônio Carlos, Clair Junckes Nagel, falou em nome dos Consegs empossados: “É um incremento importante à segurança pública porque fortalece os municípios, que poderão externar a sua voz”, elogiou.
Fortalecimento dos Consegs pelo Estado
Estão previstas neste segundo semestre posses de diretorias de Consegs em vários municípios de Santa Catarina. Entre eles, os de Blumenau e Criciúma.
A meta da SSP é ampliar em até 25% o número de Consegs pelo Estado. Para isso, alguns conselhos que estavam desativados voltaram com as suas atividades a partir da mobilização comunitária e da Segurança Pública.