Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Civil promove atividades...

Polícia Civil promove atividades para jovens em situação de vulnerabilidade no Norte da Ilha nesta segunda

Nesta segunda-feira, 9, às 14h, a Polícia Civil, em parceria com a prefeitura de Florianópolis e o Instituto Padre Wilson Groh, inicia um programa educativo para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, no Norte da Ilha. Nesta primeira fase, 30 jovens e adolescentes com idades entre 13 e 17 anos vão participar de oficinas e atividades interdisciplinares na sede da Acadepol, em Canavieiras. Os participantes foram selecionados pelos integrantes do CRAS do Norte da Ilha.

Nesta segunda-feira à tarde, os pais dos alunos irão acompanhar o início das atividades. Após a solenidade de abertura, eles vão fazer um tour pela Acadepol e conhecer um pouco do trabalho dos policiais. Cada dia haverá uma atividade diferente, que começa e termina com uma roda de conversa.

Atividades do programa

ATIVIDADES POLICIAIS: Momento destinado à aproximação dos jovens e servidores da polícia de trocarem experiências através de um diálogo comunitário e apresentação de ofícios destinados a essa profissão.

ATIVIDADES ESPORTIVAS: Ofertar através do esporte, a aquisição de competências cognitivas e sociais.

O MUNDO DO TRABALHO: Abertura para possibilidades de maiores reflexões sobre a importância dos estudos como base para melhores oportunidades de trabalho e renda. Viabilizar mais desempenho em futuras carreiras com almejo de melhores salários e qualidade de vida. Discutir as relações de trabalho e produção, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo.

INCLUSÃO DIGITAL: Possibilitar o acesso às Tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digital não é aquele que apenas utiliza a nova linguagem, mas que usufrui deste suporte para melhorar as suas condições de vida.

ÉTICA, CULTURA E SAÚDE: Promover oficinas voltadas ao fortalecimento de vínculos comunitários. Dialogar com os jovens sobres os novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais.

TEATRO DO OPRIMIDO: Tem por objetivo tanto trabalhar com questões subjetivas dos participantes da oficina, como também elencar elementos políticos de seus contextos sociais para que sejam trabalhadas no decorrer dos encontros.

PROTAGONISMO CULTURAL: Estimular a participação e o protagonismo em ações culturais de interesse dos próprios jovens. Produzir projetos e eventos como encontros de grafiteiros e campeonatos esportivos.

Mais informações para a imprensa:
Jacqueline Iensen
Assessoria de Comunicação
Polícia Civil
Fone: (48) 9-9668-9634
www.policiacivil.sc.gov.br