Polícia Civil prende 58 suspeitos na Operação Cronos em Santa Catarina
A Polícia Civil da Santa Catarina integrou nesta sexta-feira (24/8) a Operação Cronos, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC) e com apoio do Ministério da Segurança Pública (MSP). A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão contra autores de homicídios e feminicídios.
No Estado, houve ações em 31 municípios com a participação de 198 policiais. Foram cumpridos 62 mandados de busca e apreensão, com 58 presos – 8,7% do total do país – (10 por homicídio, 15 pela Lei Maria da Penha, 22 por outros crimes e 11 em flagrante) e três adolescentes apreendidos, além de sete armas de fogo e pequena quantidade de droga. Em todo o país foram 643 suspeitos detidos.
“As ações da Polícia Civil para combater os crimes de feminicídio são diários e permanentes em Santa Catarina por intermédio das DPCAMI (Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) e esta sexta-feira foi emblemática para marcar o aniversário da lei Maria da Penha”, destacou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Santa Catarina, Luiz Ângelo Moreira, que coordenou a operação no Estado.
Em Santa Catarina, a operação ocorreu nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Bonita, Blumenau, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Ituporanga, Joaçaba, Lages, Laguna, Mafra, Mondaí, Palhoça, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São José, São José do Cedro, São Joaquim, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.
Operação Cronos
A escolha do nome Cronos vem da referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime. Ao mesmo tempo, com a prisão dos autores de homicídio e feminicídio, espera-se o impedimento da prática de novos crimes.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Jorge Marques
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil de SC
3665.8708 – 99961.4071