Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Polícia Civil é selecionada...

Polícia Civil é selecionada para participar de curso promovido por academia internacional

A Polícia Civil de Santa Cataria foi selecionada pela International Law Enforcement Academy (ILEA) de Gaborone (Botswana) para participar Curso de Investigações de Crimes Cibernéticos (Cyber Crime Investigations Course).  O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou que a destinação de uma vaga para a PCSC mostra o reconhecimento internacional que a instituição vem recebendo, em função da qualidade do trabalho desenvolvido pelos policiais civis catarinenses na elucidação de crimes cibernéticos. 

Nesta edição do curso, que ocorre entre os dias 05 e 09 de fevereiro, Santa Catarina será representada por um agente de polícia que atua na Diretoria de Inteligência (DINT). Além de aspectos históricos da internet, o curso trata de ferramentas e técnicas investigativas para auxiliar nas apurações de crimes em ambiente virtual. 

De acordo com o delegado Ulisses participar do programa ILEA é uma oportunidade única. “É fundamental para aprimorar os conhecimentos na área de Inteligência Cibernética, conhecer policiais de outros países que atuam no mesmo tema e criar uma rede internacional de colaboração”, assinalou. 

A Diretoria de Inteligência (DINT) da PCSC tem em sua estrutura o laboratório de Tecnologia Cibernética (Ciberlab) que em 2023 investigou 129 casos envolvendo ameaças à escolas, que resultaram na apreensão de 29 adolescentes e no cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão.

No ano passado, a delegada Eliane Chaves, titular Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Araranguá participou do curso sobre tráfico humano e exploração infantil (Human Traficking and child exploitation), também promovido pela ILEA, uma das principais academias do mundo que se dedica a aplicação da lei e o combate ao crime transnacional. 

O que é a ILEA

A Academia Internacional de Aplicação da Lei (ILEA) é uma parte essencial do reforço da capacidade dos EUA e dos seus parceiros para enfrentar eficazmente as ameaças criminosas transnacionais. Financiado pelos Estados Unidos, os programa ILEA promove os esforços anticrime estimulando a criação de redes internacionais para troca de informações fortalecendo assim o enfrentamento de ameaças. 

A ILEA está localizada a 45 quilômetros a sul de Gaborone, no Botswana. Os terrenos e instalações da ILEA são adjacentes ao complexo da Escola de Polícia do Botswana.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PCSC

Assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support