Polícia Civil deflagra operação Decalque que investiga empresas de vistoria veicular por prática de dumpin e cartel
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo da DEIC, deflagrou nesta quinta-feira (31), a operação Decalque que teve como alvo empresas de vistoria veicular, credenciadas no Detran/SC, estabelecidas especialmente na região Sul do Estado. A operação contou com a participação da 29ª Promotoria de Justiça do MPSC.
Ao todo foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Florianópolis, São José, Antônio Carlos, Itapema, Ilhota, Laguna, Tubarão, Criciúma, Forquilhinha, Capivari de Baixo, Santa Rosa do Sul, São Joaquim, Campo Alegre e Rio de Janeiro.
Foram apreendidos equipamentos eletrônicos e documentos, além de R$ 79 mil em espécie.
A investigação, que iniciou em julho de 2022, apura crime contra a ordem econômica e associação criminosa. Em tese, um casal de empresários do ramo de vistorias, extrapolou a linha da licitude, ao praticar o Dumping onde, abusando do poder econômico, praticavam preços abaixo do mercado, com objetivo de eliminar a concorrência.
Depois de dominar o mercado, essas empresas elevavam ao máximo o valor dos seus serviços.
A Polícia Civil também investiga se o casal obteve informações privilegiadas de alguma pessoa que atua no Detran.
O presidente do Detran, Kennedy Nunes, reiterou que o órgão acompanha e dará todo o suporte necessário para o trabalho de investigação policial.
A delegada Patrícia Fronza, titular da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo da DEIC, o promotor Wilson Paulo Mendonça Neto, da 29ª Promotoria de Justiça da Capital e o delegado Daniel Régis, Diretor da DEIC, participaram da coletiva desta quinta-feira.
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias