Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Polícia Civil de SC...

Polícia Civil de SC deflagra operações “Irmãos em armas” e “Gênesis”

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 30, duas operações policiais nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Canoas/RS. No total, nove mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Poder Judiciário.

As ações envolvem a Delegacia de Combate à Corrupção – DECOR/DEIC, a Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro – DLAV, com apoio do Laboratório Lavagem de Dinheiro e da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção.

O primeiro inquérito apura irregularidades/ilicitudes ocorridas nas contratações diretas realizadas pela Secretaria de Estado da Administração – SEA e pelo Porto de São Francisco do Sul durante o governo passado.

Ele envolve a contratação de um software escolhido pela gestão passada para gerir os indicadores de desempenho.

O segundo inquérito trata-se do compartilhamento de provas realizado pela Polícia Civil de Rondônia com base na investigação que culminou na Operação Mobilis e apurou supostas irregularidades na licitação para aquisição de um software, tablets e outros acessórios naquele estado pela PM local.

Os dois Inquéritos Policiais instaurados pela DEIC apuram crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva e fraude em licitação.

Os contratos alvos da investigação não foram renovados pela atual gestão e todas informações necessárias estão sendo disponibilizadas às autoridades competentes.

Em paralelo à investigação na Justiça comum, um Inquérito Policial Militar apura a conduta praticada pelos militares que na época dos fatos atuaram nos processos licitatórios sob suspeita, nada tendo a ver com a atual administração estadual.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Corregedoria-Geral, deu cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão na grande de Florianópolis, em desfavor de oficias militares da reserva remunerada.

As ordens judiciais foram expedidas pelo juízo da Vara de Direito Militar da Comarca da Capital. Com a cisão da investigação, foi instaurado o Inquérito Policial Militar que já vem sendo instruído pela própria Corregedoria-Geral da PMSC, com apoio do Centro de Controle Interno da Corporação (CONIN), em continuidade às diligências empreendidas pela Polícia Civil.

O delegado de Polícia Civil que comandou a operação desta sexta, 30, Marcus Vinicius Fraile, detalha as investigações:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support