Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Civil de SC...

Polícia Civil de SC cumpre mandados de busca e apreensão contra jogo Baleia Azul em cinco cidades

A Polícia Civil deSanta Catarina participou na manhã desta terça-feira, 18, de uma operação nacional de combate ao jogo Baleia Azul, surgido na Rússia e que está ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Em Santa Catarina foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de São José, Chapecó, Joinville, Araquari e em Florianópolis. A ação foi centralizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Além de Santa Catarina as buscas aconteceram nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

De acordo com o delegado Alexandre Kale, diretor de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) e coordenador do trabalho no Estado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos na residência de supostos participantes que agora seguem para a perícia.

Segundo o policial, há relatos de que em Chapecó uma menina de 13 anos está com lesões graves nos braços e chegou a tentar o suicídio, cumprindo uma das missões impostas pelo curador do jogo. A menor está em tratamento psicológico. Em Joinville um jovem de 18 anos teve o seu computador apreendido suspeito de participar do jogo como curador (coordenador).

O delegado Kale orienta os pais para que fiquem atentos e acompanhem a rotina dos filhos na internet. “Se perceber algo estranho, duvidoso, denuncie e ligue 181, o disque denúncia da Polícia Civil”, concluiu.

O que é o jogo Baleia Azul

O termo jogo da Baleia Azul refere-se a um suposto fenômeno surgido na Rússia, ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Acredita-se que o jogo esteja relacionado com mais de 100 casos de suicídio pelo mundo, havendo fotos de feridas autoinfligidas compartilhadas em redes sociais, juntamente com as hashtags do jogo.

O jogo é uma relação entre os desafiantes (também chamados jogadores, ou participantes) e os curadores (ou chamados de administradores).  Envolve uma série de tarefas dadas pelos curadores que os jogadores deverão completar, normalmente uma por dia, algumas das quais envolvem automutilação. Algumas tarefas poderão ser dadas com antecedência, outras poderão ser repassadas pelos curadores no dia, sendo a última tarefa o suicídio. 
{article João Carlos Mendonça Santos – SSP}[text]{/article}