Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Polícia Civil de Santa...

Polícia Civil de Santa Catarina apresenta Plano de Integridade e Compliance da Instituição

Buscando fomentar a cultura da integridade da gestão pública, a Polícia Civil de Santa Catarina lançou  nesta terça-feira (03/10) o Plano de Integridade e Compliance da Instituição. O Plano faz parte do Programa de Integridade e Compliance (PIC) da Administração Pública Estadual, criado pela Lei n. 17.715, de 2019 e regulamentado pelo Decreto Estadual n. 2234/2022, e segue as diretrizes da Controladoria-Geral do Estado.

No Plano de Integridade e Compliance foram elencados 31 riscos identificados pela Instituição, bem como as medidas estabelecidas para a mitigação destes. A PCSC está empenhada no cumprimento das medidas para tratamento dos riscos identificados. O Delegado-Geral, Ulisses Gabriel destacou que este é um processo de aperfeiçoamento da integridade: “buscaremos combater a corrupção e a fraude, estimular o comportamento íntegro e fomentar a cultura de controle interno, inovação e adoção de boas práticas de gestão pública, sempre em alinhamento com a nossa missão institucional”.

Foram designados sete Policiais Civis que atuam como pontos focais para a coordenação das atividades relacionadas à implementação, ao monitoramento e à revisão do plano, que tem como objetivos gerais, dentre outros: prevenir, detectar e corrigir atos de corrupção; agir em conformidade com as leis, fortalecer o controle interno e mapear os processos da PCSC, a fim de dar agilidade ao atendimento das demandas. O documento também estabelece objetivos estratégicos como, por exemplo, modernizar a gestão administrativa padronizando ações, processos e métodos; otimizar o uso das tecnologias de informação e de comunicação; implantar políticas de valorização e correição profissional; e garantir a saúde do policial.

O Controle Interno da PCSC atua no monitoramento da implementação das medidas elencadas no Plano de Integridade e Compliance. A responsável pelo controle interno, Delegada Maria Carolina, afirmou que o plano é mais um instrumento da Instituição para garantir a transparência, o comprometimento com a integridade e a ética, e para prevenir e combater a corrupção.

Eventuais demandas ou questionamentos quanto ao presente Plano de Integridade serão recepcionados pelo Controle Interno, por meio do e-mail controleinterno@pc.sc.gov.br.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PCSC

Assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support