Polícia Civil apresenta resolução de 79% dos crimes de homicídio em Chapecó
A Polícia Civil de Chapecó, através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira e demais Delegacias de Polícia de Fronteira e Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, esclereceu 33 dos dos 42 casos de homicídio registrados. Eles já foram concluídos e remetidos ao conhecimento do Poder Judiciário, obtendo uma resolução de 79% dos casos.
“Dos nove casos pendentes, ainda estão com respectivas investigações em andamento, aguardando laudos periciais e outras diligências investigativas, onde após a conclusão, com certeza os índices de resolução irão aumentar”, acrescentou o delegado de Polícia Civil Gustavo Oliveira Altemar.
Deve ser ressaltado, ainda, que no ano de 2014 tivemos registrados em Chapecó 61 casos de homicídio e, em 2015, foram até o momento 42, demonstrando que houve uma redução de 32% dos casos de homicídios de um ano para outro. De acordo com levantamento estatístico realizado, apurou-se que 81% das mortes foram provocadas com o emprego de arma de fogo e 33% dos casos foram motivados por brigas e desavenças. Entre as vítimas, 37 são do sexo masculino (88%), cinco vítimas são do sexo feminino (12%).
“Além dos dados estatísticos que servem para o planejamento estratégico das ações policiais, o comprometimento dos policiais civis e a agilidade na conclusão dos inquéritos policiais com certeza são os fatores principais, tanto para redução dos casos de um ano para outro, como no alto índice de resolução alcançada pela Polícia Civil de Chapecó. Nenhum Inquérito Policial instaurado no ano de 2015 foi remetido ao Poder Judiciário sem autoria definida”, concluiu Altemar. “Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181”.
Informações adicionais para a imprensa:
Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa
Polícia Civil de Santa Catarina
(48) 36642313/ (48) 91752336