Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Civil apresenta exposição...

Polícia Civil apresenta exposição de retratos estilizados de mulheres vítimas de feminicídio no Centro Administrativo na Capital

Foto: Richard Casas/GVG

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) inaugurou nesta quinta-feira, 23, no Centro do Centro Administrativo do Governo do Estado, a exposição itinerante As Cores de Cada Vida. A abertura da mostra contou a presença da vice-governadora, delegada Marilisa Boehm, do delegado-geral adjunto, Nilson Luis de Oliveira Cézar e da coordenadora das DPCAMIs, delegada Patrícia Zimmermann, da primeira-dama de Florianópolis, Beatriz Wolff Harger Silveira, da secretária-geral de Governo Danieli Porporatti, entre outras autoridades e convidados.

A exposição, que está no hall do Centro Administrativo até o dia 3 de dezembro, é composta por telas com retratos estilizados de mulheres vítimas de feminicídio e de tentativa de feminicídio ocorridos nos municípios de Tubarão, Criciúma, Araranguá, Braço do Norte, Içara e Laguna nos anos de 2012 a 2021. 

Para a vice-governadora, que também é delegada aposentada e tem larga experiência no combate à violência doméstica, a mostra promove uma reflexão sobre o tema. “As pessoas da comunidade vão ver, por meio dessa arte, quantas mulheres perderam a vida tentando resgatar os seus relacionamentos”, destacou. A vice-governadora também parabenizou todos os policiais civis que se engajaram para viabilizar a mostra As Cores de Cada Vida e a instituição Polícia Civil. “Eu e o governador Jorginho estamos muito felizes com o trabalho que a PCSC vem desenvolvendo. Precisamos combater todas as formas de violência”, assinalou.

O delegado-geral adjunto, Nilson Luis de Oliveira Cézar, assinalou que a exposição é mais uma ação da PCSC em defesa das mulheres. Coordenadora das DPCAMIs, a delegada Patrícia Zimmermann, reforçou que a Polícia Civil está mobilizada no combate à violência e na proteção às mulheres. “Atuamos tanto na responsabilização criminal, como na prevenção com ações que buscam conscientizar a mulher dos seus direitos e das possibilidades de retomar a sua vida”, assinalou.

Os quadros que estão expostas foram criados por artistas catarinenses que, com grande sensibilidade produziram telas que homenageiam as vítimas, mas também reforçam a importância do debate, do enfrentamento e da prevenção da violência contra mulher.

Os artistas que integram a mostra As Cores de Cada Vida são Abraão Scotti; Albertina Prates; Ana Mendes Simões; Carlos André Oliveira; Dudu Rodrigues; Eliza Mackay; Juliano Ferreira; Lica Comin; Luis Fernando Siqueira; Nadya Becker; Rayssa Beatriz Bussolo; Simoni Coelho e Sonia Alves.

PC Por Elas

Iniciativa do programa “PC por elas” da Polícia Civil de Santa Catarina, a As Cores de Cada Vida conta com o apoio do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM/SC), entre outras entidades públicas e privadas. 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PCSC

Assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support