Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Civil alerta sobre...

Polícia Civil alerta sobre violência contra idosos em palestra em Rio do Sul

Num cenário onde uma em cada nove pessoas do mundo são idosas e cuja perspectiva da Secretaria de Direitos Humanos é que, em 2050, haverá mais idosos que menores de 15 anos, a atenção, inclusive da Polícia Civil, volta-se às pessoas com 60 anos de idade ou mais. Junto com o crescimento da população idosa, aumentam os índices de violência a esta faixa etária, motivo pelo qual esta temática foi discutida, nesta quarta-feira, 27, na Unidavi, em Rio do Sul.

A palestra foi ministrada pela coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs), delegada Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila. Um público de 200 pessoas, a maioria idosos, foi ouvir a palestra “O envelhecimento e o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa” cujo foco era conscientizar as pessoas sobre os direitos e ações que possam tomar diante de uma violência cometida contra idosos.

A delegada Patrícia alertou que, segundo dados do Disque Direitos Humanos – DDH 100 (para denúncias de crimes contra idosos), do período de janeiro a novembro de 2011 em relação a este mesmo tempo em 2012, houve um crescimento de 199% das denúncias; sendo que 90% dos casos de violência contra o idoso ocorre dentro da própria casa da vítima, com a ação de familiares em dois terços dos casos.

Além dos dados de ampliação dos crimes contra os idosos, Patrícia apontou e explicou os principais crimes previstos no Estatuto do Idoso. Entre os crimes, a DDH elenca: negligência; violência psicológica; abuso financeiro e econômico/violência patrimonial, violência física, seguido de violência sexual, entre outras violações.

Em Santa Catarina, nas DPCAMIs, foram registrados 154 procedimentos policiais em 2011; 254 em 2012; 291 em 2013; 321 em 2014 e até dia 25 de maio deste ano, já foram lavrados 83 procedimentos de violência contra idosos.

“Além da violência, falta política pública, capacitação de pessoas para cuidar de idosos, orientação familiar para cuidar deles, infraestrutura, conhecimento de direitos e deveres, além do próprio comportamento das pessoas. Juntos, as dificuldades vão regredindo e os idosos sendo mais respeitados”, destaca a delegada.

A Palestra fez parte da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema era “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”. Dentre as autoridades presentes estavam: o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso; a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Maria Helena Zimmermann; o presidente do conselho municipal do idoso, Elenir Holler; o presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, Jeferson Vieira; o comandante do 13º Batalhão,  tenente-coronel Dionísio Tonet; a secretária municipal de Educação, Regina Garcia.

Mais informações com:
Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa
Polícia Civil de Santa Catarina
(48) 36642313/ (48) 91752336

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support