Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica realiza Curso...

Polícia Científica realiza Curso de Capacitação dos Gestores da Perícia Oficial

Nos dias 13, 14 e 15 de março, a Polícia Científica de Santa Catarina realiza em Florianópolis o 1º Curso de Capacitação dos Gestores do Órgão Oficial de Perícia. A iniciativa inédita no estado teve início na tarde desta segunda-feira, 13, no auditório do Complexo da Segurança Pública, e reuniu dezenas de servidores que ocupam cargos de gestão em todas as regiões. De acordo com a perita-geral, Andressa Boer Fronza, o evento busca alinhar a gestão, capacitar profissionais e discutir o futuro da instituição pericial.

A abertura dos trabalhos ficou a cargo do diretor da Academia de Perícia, perito Luan Carneiro, que fez uma breve apresentação do curso e destacou apoiadores e personagens importantes que contribuíram para os avanços do órgão pericial, bem como para a realização da importante iniciativa voltada ao aprendizado. Destaque para o grande número de participantes que quase lotou o auditório da SSP, com presença maciça de diretores técnicos e administrativos, superintendentes regionais, peritos-regionais, coordenadores, gerentes, entre outros.

De forma interativa com o público, a perita-geral Andressa Fronza apresentou resultados e números da instituição, além de estimular uma grande reflexão coletiva sobre os rumos da Perícia Oficial. A partir da captação de códigos digitais projetados no telão, os participantes manifestaram por meio de seus smartphones, em até três palavras, o que achavam da PCI do passado, do presente e do futuro. Conforme as principais palavras-chave ganhavam destaque na tela, Andressa Fronza discorreu sobre os planos futuros da atual gestão, destacando a importância da origem e do momento vivenciado atualmente.

“É importante olharmos para trás, lembrarmos da nossa origem e das principais conquistas da instituição nestes 106 anos de história. A substituição da máquina de datilografia pelo computador, assim como do registro manual de ocorrências pelo sistema digital Sisraelp; a conquista da autonomia administrativa, em 2005, e da autonomia financeira, orçamentária e patrimonial, com a criação do Fumpof, em 2019; e a criação da Polícia Científica, em 2021, promoveram grandes revoluções na Perícia Oficial. Agora é hora de pensarmos quais serão os próximos marcos históricos que juntos colocaremos nessa linha do tempo”, indaga aos presentes.

A perita-geral também elogiou as equipes pelos resultados obtidos nos últimos anos, considerando a evolução alcançada gradativamente até o ano de 2022. Com um quadro efetivo atual de 771 servidores, cerca de 47% do total de recursos humanos previsto por lei para o órgão, no ano passado a PCI emitiu mais de 530 mil documentos de identidade e realizou mais de 200 mil atendimentos. O número de cidadãos que teve contato com os serviços da PCI no ano passado supera a marca de 1 milhão.

Entregas e homenagens

Acompanhada pelo perito-geral adjunto, Douglas Balen, a perita-geral Andressa Fronza realizou a entrega simbólica de 10 drones às Superintendências de Florianópolis, Palhoça, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau e Lages. Também foram entregues 56 equipamentos fotográficos para as Superintendências de Florianópolis, Palhoça, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau e Lages, além dos Núcleos Regionais de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Canoinhas, Mafra, Rio do Sul, São Joaquim, Curitibanos, Itajaí e Brusque.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de projeto financiado com recursos do FESP (Fundo Estadual de Segurança Pública), provenientes de repasses federais na modalidade fundo a fundo, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, no eixo “enfrentamento à criminalidade violenta”. As cidades contempladas foram definidas conforme seus números de criminalidade, considerando os índices estabelecidos pelo Ministério da Justiça.

A dupla que comanda o órgão Pericial também homenageou os servidores que organizaram e os que atuam no Núcleo de Saúde do Servidor da PCI, iniciativa que mereceu o devido reconhecimento público da Direção. Tanto os precursores do Núcleo quanto os servidores que exercem atualmente as funções internas receberam um certificado pela participação.

A programação do dia contou ainda com a participação do perito-geral adjunto, Douglas Balen, que conversou com os colegas sobre o tema “Polícia Científica em números”. O superintendente-regional em Florianópolis, perito Carlos Nogueira, discorreu sobre a estrutura administrativa da instituição; a perita Suellen Pericolo falou como coordenadora de Gestão de Processos; a perita Ana Carolina Ferrari, apresentou a Coordenação de Integridade e Governança, pasta a qual está à frente; e o diretor de Criminalística, perito Eduardo Linhares, encerrou os trabalhos desta segunda-feira com a apresentação o Planejamento Estratégico da Polícia Cientifica de Santa Catarina.

Próximas atividades

Nesta terça-feira, 14, o evento de capacitação concentra suas atividades em torno das pastas vinculadas à Diretoria de Administração e Finanças, que está sob o comando do perito Rafael Gazola. Os temas licitações, fundos, administração e finanças, apoio operacional, projetos e edificações, gestão de pessoas e núcleo de saúde serão abordados em palestras e, ao final de cada apresentação, será aberto espaço para perguntas.

Na quarta-feira, 15, os gestores da PCI terão um encontro com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, que apresentará o panorama financeiro do Estado. Também será feita a apresentação do COPC e da equipe de projetos da PCI, destacando temas como captação de recursos, celebração de convênios e prestação de contas. Para concluir os trabalhos, a dra. Caroline D´Oca, da Universidade Federal do Paraná, apresenta a palestra Contribuições do CCF – colaborações promissoras para a área da Segurança Pública.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support