Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica lança projeto...

Polícia Científica lança projeto institucional de prevenção e enfrentamento ao assédio contra a mulher

A Polícia Científica de Santa Catarina acaba de criar uma comissão de prevenção e enfrentamento ao assédio contra a mulher no âmbito da instituição. O projeto-piloto surgiu na Corregedoria-Geral do órgão com o objetivo de conscientizar servidores, atender denúncias, acolher vítimas e responsabilizar autores.

De acordo com a perita-geral Andressa Boer Fronza, a direção da Polícia Científica adota nesse momento tal iniciativa por entender que o assédio – moral e sexual – representa uma forma de violência que compromete o ambiente de trabalho e afeta de forma grave a vida das vítimas. Primeira mulher na história a comandar o órgão de Perícia Oficial catarinense, Andressa Fronza considera o projeto fundamental e urgente.

“Do ponto de vista preventivo, cabe à instituição estabelecer uma comunicação mais ativa acerca do tema, reforçando informações e conceitos que promovam o afastamento desse tipo de prática do ambiente de trabalho e da vida dos colaboradores. Ao mesmo tempo é necessário estabelecer um canal ativo e seguro de comunicação que permita ouvir e amparar vítimas, bem como responsabilizar eventuais agressores”, explica. 

Dois eixos de ação

Batizado pelos organizadores como “Não se cale”, o projeto multidisciplinar da PCI constitui uma comissão formada por profissionais mulheres de diferentes cargos e regiões do estado, com atuação direcionada a todas as colaboradoras, incluindo servidoras, terceirizadas e estagiárias. Segundo a agente de perícia Larissa Costa Jorge, que atua na Corregedoria-Geral e na comissão, o projeto foi desenvolvido para atuar em dois eixos: educativo e sancionatório.

No eixo educativo, o trabalho da comissão consiste em orientar os colaboradores em relação às situações que podem configurar assédio. Isso inclui a elaboração de materiais informativos sobre o assunto, com o intuito de conscientizar e coibir novos casos. As ações de educação também visam o encorajamento das vítimas, para que denunciem os crimes e procurem apoio junto ao órgão corregedor da Polícia Científica.

No âmbito sancionatório, a atuação da PCI prevê a composição de procedimentos administrativos disciplinares que tratem de assédio contra mulheres, aprimorando os procedimentos correcionais relacionados. Para garantir o atendimento eficiente, será criado um canal de comunicação específico para recebimento de denúncias. A comissão pode ainda nomear servidoras para atuar nas comissões processantes, garantindo que sejam compostas exclusivamente por mulheres.  

Trabalho integrado

Além de enaltecer a qualidade técnica da equipe envolvida no projeto, o corregedor-geral da Polícia Científica, perito criminal Flavio Diaz de Almeida, destaca que o “Não se cale” contará ainda com o apoio do Núcleo de Saúde do servidor, para fornecer acompanhamento psicológico às vítimas de assédio, bem como o suporte da Academia da Perícia para elaboração de materiais educativos destinados aos servidores.

“O projeto representa uma resposta ativa à necessidade de combater o problema e uma oportunidade de se desenvolver estratégias abrangentes e duradouras para o seu enfrentamento. Para isso, conta com um grupo de servidoras muito capazes e engajadas, que não medirão esforços até garantir que todas as mulheres da PCI desfrutem de um bom ambiente de trabalho, pautado pelo respeito e a segurança de todos”, conclui.

A comissão é composta pelas peritas criminais Ana Carolina Ferrari e Bettina Tomio Heckert, além das agentes de perícia Bruna Marcelle Engler, Ellen M. Spillere Scheeren, Larissa Costa Jorge, Mônica Becker Coelho Wordell e Talita Macedo Maia. O Não se cale – Projeto Piloto para Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Contra Mulheres da PCI-SC está registrado no site Projeta SC, sob número 356/2023.

Para acompanhar seu andamento, clique AQUI

Avatar
Escrito por:

Gabriela Farias | PCI

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support