Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Polícia Científica destaca temas...

Polícia Científica destaca temas debatidos em Seminário Internacional de Segurança Pública da UFSC

Um crime cometido e um vídeo lançado na internet com o suposto autor revelando minuciosamente a dinâmica dos fatos. Diríamos tratar-se de um criminoso confesso, se não fossem alguns detalhes que, por conta dos atuais recursos de edição, passam facilmente despercebidos: o rosto e a voz não são da pessoa que está na gravação.

A técnica conhecida como deep fake foi um dos temas discutidos pela Polícia Científica no 6° Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública.

O evento realizado pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina reuniu diversos órgãos da segurança, nacionais e internacionais.

Combater a deep fake é um dos desafios hoje enfrentados pela Divisão de Multimídia Forense da Polícia Científica, setor responsável pelos exames periciais em áudio, vídeo e imagem.

O órgão de Perícia Oficial catarinense também esteve presente no debate sobre “Atitudes Empreendedoras e Gestão em Segurança Pública”, representado pela perita-geral Andressa Boer Fronza, que destacou os recentes avanços alcançados pela atual gestão em termos de organização, processos administrativos e modernização da Criminalística.

Outras discussões importantes envolveram os temas “Inquérito Policial 4.0 e Cadeia de Custódia Digital” e “Integração em grandes eventos/desastres”.

As atividades práticas simularam situações vivenciadas no dia a dia do trabalho pericial, como a verificação de roupas alvejadas por arma de fogo, ou contendo manchas de sangue e outros vestígios biológicos e inorgânicos.

Ainda, foi abordado o escaneamento de automóveis e outros vestígios comumente encontrados em locais de crime, que podem gerar o modelo 3D para veículos envolvidos em acidentes e outras situações comuns de atendimento de local de crime.

Para o diretor da Academia de Perícia da PCISC, perito criminal Luan Alves Lopes Carneiro, o principal benefício proporcionado pelo seminário foi de promover a integração das forças de Segurança Pública de Santa Catarina e que mostra o potencial de colaboração entre os órgãos:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support