Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Polícia Científica de Santa...

Polícia Científica de Santa Catarina atua na proteção da biodiversidade do estado

Fotos: Arquivo / PCISC

No contexto das recentes comemorações do Dia Internacional das Florestas e da Árvore, 21, e Dia dos Animais, 14, a Polícia Científica do estado desempenha um papel importante na proteção da biodiversidade catarinense, com suas atividades de perícia ambiental e medicina veterinária legal.

Perícia Ambiental

O setor de perícia ambiental é crucial na identificação e no combate aos crimes ambientais, periciando locais de desmatamento, ocupações ilegais e poluição. Seu objetivo é não apenas documentar os vestígios, mas também avaliar os danos ao meio ambiente. As equipes realizam perícias em locais suspeitos de infrações, para apurar danos como desmatamento, ocupações ilegais e poluição.
As tecnologias utilizadas são de ponta, como drones e softwares de geoprocessamento, para mapear áreas afetadas e analisar os impactos. Além disso, análises laboratoriais de água e efluentes complementam o trabalho, fornecendo dados sobre contaminação dos recursos naturais.

No decorrer de 2022, foram emitidos 1.003 laudos periciais da área de perícia ambiental. Em comparação, o ano de 2023 teve um salto quantitativo nessa produção, com um total de 1.565 laudos emitidos, evidenciando um aumento da demanda desse tipo de perícia, juntamente com o esforço do trabalho dos servidores

Medicina veterinária legal

No campo da medicina veterinária legal, a Polícia Científica investiga casos de maus-tratos e caça ilegal, buscando as possíveis vestígios relacionados. A perícia materializa as evidências e, a partir do laudo pericial, encaminha para os órgãos que responsabiliza e pune os autores. Em 2023, a Polícia Científica de Santa Catarina emitiu mais de 200 laudos relacionados a crimes contra a fauna, demonstrando seu compromisso com a justiça e o bem-estar animal.

Avatar
Escrito por:

Gabriela Farias | PCI

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support