Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica apresenta balanço...

Polícia Científica apresenta balanço do 1º semestre de 2023 ao governador Jorginho Mello

Santa Catarina alcançou nos primeiros seis meses do ano o maior volume de emissões da carteira de identidade nacional-CIN entre os estados brasileiros. O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, iniciou a emissão do documento em todas as regiões catarinenses no dia 08 de março, sendo SC uma das únicas quatro unidades da Federação a consolidar o serviço em todo o seu território.

De acordo com dados da Diretoria de Identificação Civil e Criminal da PCI, dos mais de 300 mil documentos de identidade emitidos nos últimos seis meses, cerca de 70% foram confeccionados com o novo modelo, que disponibiliza a versão digital.  

Essas e outras conquistas importantes, alcançadas na primeira metade de 2023 pela Polícia Científica, foram apresentadas ao governador Jorginho Mello pela perita-geral Andressa Boer Fronza e seu adjunto, perito Douglas Balen, durante encontro realizado na Casa d´Agronômica.  

“Quero parabenizar a Polícia Científica de Santa Catarina pelo bom desempenho. A Segurança Pública é prioridade deste governo e os bons resultados estão aí para comprovar. A Perícia Oficial e as demais forças de segurança sempre terão o nosso apoio, pois temos um compromisso com a segurança e o bem-estar da sociedade catarinense”, destaca o governador. 

Perita-geral agradece governador pelo apoio fundamental à PCI. Fotos: Divulgação.

Segundo Andressa Fronza, os bons resultados de fato confirmam uma evolução significativa promovida dentro do órgão de Perícia Oficial. A gestora agradeceu ao governador pelo papel fundamental do Governo do Estado no atendimento das principais demandas da instituição. Assim como reconheceu o engajamento e a atuação competente dos servidores do órgão pericial, cuja dedicação foi determinante para se conquistar um cenário tão positivo e promissor.

“Agradecemos ao governador Jorginho Mello por todo o suporte e apoio às demandas da PCI nesse período inicial que foi de organização, mas também de conquistas. A atenção dada à Polícia Cientifica viabilizou nossas ações e motivou nosso time de forma fantástica. Por isso, gostaria de expressar meu agradecimento a cada um dos nossos servidores pelo desempenho. É inspirador ver como todos se esforçaram para alcançar nossos objetivos. Estou orgulhosa por fazer parte de uma equipe tão talentosa e dedicada”, destaca.

Maior produtividade nas diretorias técnicas

Com foco no aprimoramento e controle das ações de gestão, as diretorias técnicas da Polícia Científica foram organizadas de forma que suas chefias de divisão pudessem acompanhar melhor os números e atuar ativamente na modernização do parque tecnológico.

Com isso, além dos resultados históricos que marcaram o período, a PCI qualificou os dados obtidos em suas operações e conseguiu produzir informações mais precisas para os gestores. A ferramenta digital CriminalData, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Inovação, reforça a estratégia.

SC foi o estado brasileiro que mais emitiu a carteira de identidade nacional-CIN | Foto: Arquivo Secom

Em relação aos resultados, o órgão pericial não tem do que reclamar. A diretora de Identificação Civil e Criminal, perita Cássia Regina Roman da Rosa, anuncia que a produção de documentos de identidade, registrada de janeiro a junho, superou em 16,3% o volume emitido no mesmo período do ano anterior.

Um recorde que a perita atribui a quatro fatores: melhor organização das unidades com maior volume de atendimentos; entrega de mais kits biométricos às unidades; capacitação de novos servidores; e a competência e dedicação das equipes. Esses foram os diferenciais que garantiram a ampliação da capacidade de atendimento nos grandes centros urbanos. 

A Diretoria de Análises Laboratoriais Forenses também alcançou marcas importantes no período. Ampliou em 50% a emissão de laudos de Toxicologia Forense e elevou em 15% a emissão de laudos de DNA Forense nos últimos seis meses. A diretora Kelly Ribas Lobato revela que a instituição tem 100% de atendimento em exames de substâncias entorpecentes e identificação humana, estando os laudos periciais emitidos ou em finalização.

Precisão de 100% em exames de química e toxicologia forense e DNA forense | Foto: Ricardo Trida

Kelly Lobato destaca outras conquistas importantes, como a validação de metodologia pioneira no processamento de vestígios de crimes sexuais e a submissão de 6.000 perfis genéticos ao Banco Nacional de Perfis Genéticos. A diretora comemora ainda o desempenho de 100% de acerto nos exames de proficiência para exames em química e toxicologia forense realizados pelo Inmetro, alcançando o mesmo resultado em exame de proficiência internacional para DNA Forense.

Novas tecnologias e equipamentos

Mesmo com o aumento de 14% nas solicitações de exames e de 12% nas solicitações de laudos periciais, em comparação com o primeiro semestre do ano passado, a Diretoria de Criminalística da PCI promoveu a redução de 20% do volume de exames pendentes e de 17% dos laudos pendentes.

Diretorias técnicas registram produção recorde no 1º semestre de 2023.

A organização das rotinas administrativas e a criação de forças-tarefas para impulsionar as ações estão entre os fatores que promoveram o desempenho destacado em 2023. Para estimular a melhor performance das equipes, o diretor de Criminalística, perito Eduardo Linhares, destaca os investimentos em novas tecnologias, como a ferramenta de última geração adquirida para a papiloscopia, drones e câmeras fotográficas profissionais.

Linhares destaca também a execução de projetos que irão viabilizar a aquisição de novos scanners de locais de crime, computadores de alto desempenho, entre outros. E conclui a lista de ações com a estruturação da medicina veterinária dentro do setor de perícias ambientais e a participação da PCI nas capacitações em medicina veterinária forense e engenharia forense, oportunizadas pela Polícia Federal.

Inauguração da nova unidade de Medicina Legal em Porto União.

Já a Diretoria de Medicina Legal da Polícia Científica teve um primeiro semestre marcado por inaugurações e o reforço de equipamentos. A pasta teve inaugurada sua nova unidade em Porto União e iniciou a prestação dos serviços de medicina legal no Núcleo Regional em São José. Para equipar as unidades espalhadas pelo estado, a diretoria foi contemplada com 08 serras pneumáticas, 12 plataformas elevatórias e novos geradores para conservadoras.

O diretor de Medicina Legal, perito médico legista Fernando Oliva da Fonseca, acrescenta ainda às conquistas do período o encaminhamento de ações importantes como o upgrade para o scanner corporal de Joinville e a adequação da coleta de lixo conforme características. E destaca a realização de estudos de ferramentas para melhora ergonômica dos auxiliares médico-legais em locais de crime, a exemplo de novos modelos de maca e guinchos para viaturas.

Polícia Científica treina 24 peritos oficiais convocados no início do ano | Foto: Divulgação

Capacitação de profissionais

Com a autorização do governador Jorginho Mello para o chamamento de 24 peritos oficiais aprovados no concurso de 2017, a Polícia Científica deu início ao curso de formação profissional necessário ao efetivo ingresso no quadro funcional da instituição. A previsão é de que no início de setembro próximo esses profissionais assumam as funções em suas respectivas lotações.

Além do curso de formação profissional, nos últimos meses a PCI reforçou consideravelmente suas ações direcionadas à capacitação e ao aprimoramento técnico dos servidores da Perícia Oficial catarinense. Por meio da Academia de Perícia, a instituição inovou ao realizar o primeiro Curso de Capacitação de Gestores da Polícia Científica.

Projeto Universalidade na Polícia Científica foi organizado pela Academia de Perícia.

Também desenvolveu ações focadas no aprimoramento técnico e na pesquisa, promovendo a integração do órgão com instituições de ensino. Destaque para o projeto “Universalidade na Polícia Científica”, que oportunizou um encontro dos servidores com renomados profissionais e doutores acadêmicos para tratar de temas diversos das ciências forenses.

Avatar
Escrito por:

Gabriela Farias | PCI

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support