Polícia Ambiental forma 38 Protetores Ambientais em Chapecó
A Polícia Ambiental realizou nessa quinta-feira, 4, a formatura de 38 alunos de escolas públicas de Chapecó que participaram do programa Protetores Ambientais. O evento realizado no auditório da Unoesc contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó Américo do Nascimento Jr. e do prefeito José Caramori. O projeto desenvolvido há 10 anos é aplicado nas escolas da região, tendo como público alvo crianças de 13 e 14 anos. Na última segunda-feira, 1º de dezembro, também aconteceu à formatura de 25 alunos das duas escolas estaduais de Guatambu.
O objetivo do curso é capacitar os alunos para que sejam multiplicadores e defensores do meio ambiente. “Após oito meses esse é um momento especial, a formatura. Na verdade é uma primeira etapa, pois agora termina a formação e se espera que os protetores, que receberam esses conhecimentos, continuem pondo em prática tudo o que aprenderam, sendo operadores desse saber para melhorar a comunidade e colaborando conosco”, destacou o comandante da Polícia Ambiental de Chapecó, Sadiomar Dezordi.
Durante o curso foi ministrada uma aula por semana, sempre no contraturno escolar, totalizando 180 horas/aula. Além disso, os alunos também participaram de viagens de estudos – uma delas para Foz do Iguaçu, no Paraná – e acampamentos, com atividades teóricas e práticas, para que pudessem conhecer mais sobre o meio ambiente, tendo o contato direto com a natureza.
Os alunos estudaram temas como ecologia, cidadania, Política Nacional de Meio Ambiente, gestão de recursos hídricos, gestão de flora e da fauna, desenvolvimento sustentável e unidades de conservação, além de outras atividades interdisciplinares. Para a aluna Milena Rosa, fica agora o compromisso de cada um com a preservação ambiental. “O que aprendemos vai ficar para sempre, todos os ensinamentos temos que compartilhar para, de certo modo, tornar o mundo melhor, cuidar do nosso planeta, levar isso para o resto da nossa vida”.
“Este projeto forma cidadãos acima de tudo. Eles vão levar para casa orientações, como por exemplo, a separação correta do lixo, repassando para seus pais tudo o que aprenderam. O intuito é gerar consciência, mostrar para os alunos que existe uma perspectiva ecológica com a mudança de hábitos. As crianças têm um poder de transformação muito grande, pois são multiplicadoras de informação”, concluiu o secretário regional Américo do Nascimento Jr.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}