Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Polícia Ambiental forma 38...

Polícia Ambiental forma 38 Protetores Ambientais em Chapecó

chapeco - formatura 20141205 1471550597

A Polícia Ambiental realizou nessa quinta-feira, 4, a formatura de 38 alunos de escolas públicas de Chapecó que participaram do programa Protetores Ambientais. O evento realizado no auditório da Unoesc contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó Américo do Nascimento Jr. e do prefeito José Caramori. O projeto desenvolvido há 10 anos é aplicado nas escolas da região, tendo como público alvo crianças de 13 e 14 anos. Na última segunda-feira, 1º de dezembro, também aconteceu à formatura de 25 alunos das duas escolas estaduais de Guatambu.

 

O objetivo do curso é capacitar os alunos para que sejam multiplicadores e defensores do meio ambiente. “Após oito meses esse é um momento especial, a formatura. Na verdade é uma primeira etapa, pois agora termina a formação e se espera que os protetores, que receberam esses conhecimentos, continuem pondo em prática tudo o que aprenderam, sendo operadores desse saber para melhorar a comunidade e colaborando conosco”, destacou o comandante da Polícia Ambiental de Chapecó, Sadiomar Dezordi.

Durante o curso foi ministrada uma aula por semana, sempre no contraturno escolar, totalizando 180 horas/aula. Além disso, os alunos também participaram de viagens de estudos – uma delas para Foz do Iguaçu, no Paraná – e acampamentos, com atividades teóricas e práticas, para que pudessem conhecer mais sobre o meio ambiente, tendo o contato direto com a natureza.

chapeco - formatura 20141205 1986160839Os alunos estudaram temas como ecologia, cidadania, Política Nacional de Meio Ambiente, gestão de recursos hídricos, gestão de flora e da fauna, desenvolvimento sustentável e unidades de conservação, além de outras atividades interdisciplinares. Para a aluna Milena Rosa, fica agora o compromisso de cada um com a preservação ambiental. “O que aprendemos vai ficar para sempre, todos os ensinamentos temos que compartilhar para, de certo modo, tornar o mundo melhor, cuidar do nosso planeta, levar isso para o resto da nossa vida”.

“Este projeto forma cidadãos acima de tudo. Eles vão levar para casa orientações, como por exemplo, a separação correta do lixo, repassando para seus pais tudo o que aprenderam. O intuito é gerar consciência, mostrar para os alunos que existe uma perspectiva ecológica com a mudança de hábitos. As crianças têm um poder de transformação muito grande, pois são multiplicadoras de informação”, concluiu o secretário regional Américo do Nascimento Jr.

{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support