Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Poços são perfurados em...

Poços são perfurados em comunidades do interior com equipamento do Estado

pocos perfurados pelo propocos 20160816 1143288701

Nesta terça-feira, 16, começaram a ser perfurados poços artesianos no interior do município de Quilombo, em parceria entre o Governo do Estado, Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e prefeitura. A primeira localidade contemplada é a linha Marafon, depois serão as comunidades de Salto Saudades e Consoladora.

Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, os kits de perfuratrizes do Estado são cedidos para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) da Amosc, que fica responsável por operacionalizar a perfuração. Por meio de Termo de Cessão e Uso, a secretaria cede os equipamentos, o Cidema entra com os operadores e as prefeituras disponibilizam mão de obra, combustível e manutenção.

Esta ação faz parte do Programa de Perfuração de Poços Artesianos (PROPOÇOS) do Cidema, que dá prioridade aos municípios com histórico recente de situações de emergência ou calamidade pública em decorrência de estiagem ou secas. Vinte e um municípios compõe o consórcio, entre eles os seis da regional de Quilombo (Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste).

pocos perfurados pelo propocos 20160816 1210380345

Os kits de perfuração são compostos por perfuratrizes, ferramentas auxiliares e caminhões de apoio. Os equipamentos foram adquiridos pelo Estado, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).Em União do Oeste já foram perfurados cinco poços por meio do programa, assim como em Irati e Formosa do Sul foram perfurados dois em cada município. Depois de realizar o serviço em Quilombo, que deve durar até a próxima semana, a equipe se dirige a Santiago do Sul. O município de Irati ainda não possui a Licença Ambiental em mãos para poder ser contemplada.  

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text} {readmore}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support