Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Plataforma Professor On-Line com...

Plataforma Professor On-Line com Acessibilidade entra em operação

O sistema Professor On-Line, com acessibilidade para docentes com deficiência visual, entrou oficialmente em operação nesta terça-feira, 20, na rede estadual de ensino de Santa Catarina. O projeto piloto foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) na EEB São Francisco, de Chapecó, aonde o professor Luiz Sagas, deficiente visual, usou o sistema, sugeriu melhorias e nesta terça-feira acessou oficialmente o sistema pela primeira vez.

A novidade foi apresentada em reunião técnica, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó para os diretores, assessores de direção e assistentes de educação da Gerência Regional de Chapecó (Gered). O objetivo é fornecer a estes professores ferramentas de trabalho e este processo inicia agora com autonomia no acesso ao sistema Professor on-line, plataforma que registra a vida do estudante (frequência, notas, conteúdos curriculares).

Segundo a coordenadora técnica do Sistema Professor On-Line, Danielli Burigo, a plataforma de acessibilidade será utilizada por 96 professores no Estado. “Basta o assistente de educação informar no sistema que o professor tem deficiência visual ou baixa visão, que a plataforma automaticamente reverte para acessibilidade”, explica.

A nova plataforma Professor On-line foi adaptada, mantém as principais funcionalidades e é ampliada com base de voz e sons, que orientam os professores com deficiência visual e baixa visão. O professor de geografia da EEB São Francisco, Luiz Sagas, tem deficiência visual desde o nascimento, ele conta que superou muitos obstáculos e agora comemora mais esta conquista que dá autonomia. “Toda pessoa precisa de liberdade de ação, vou poder executar o trabalho de uma forma mais eficaz”, afirma o professor.

Neste percurso, a SED, Gered Chapecó e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) trabalharam em conjunto para superar este desafio. “Na Gered Chapecó temos apenas um professor que necessita deste recurso, é um orgulho para nós termos contribuído para implantação deste projeto que irá proporcionar acessibilidade e inclusão tecnológica. Certamente irá beneficiar muitos professores em todo o Estado”, analisa a gerente da Gered Chapecó, Maria de Lurdes Seben.

O evento também contou com a presença do diretor de Tecnologia e Inovação da SED, Francisco Reis Von Hertwig e do gerente de Tecnologia  da Informação e Governança Eletrônica, Felipe Chavier de Oliveira.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support