Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Plataforma digital busca preservar...

Plataforma digital busca preservar memória negra em SC

A Fundação Palmares aprovou o projeto inédito “Outras Antonietas”, incluído no terceiro edital de Ideias Criativas do Ministério da Educação. Uma plataforma online reúne a trajetória profissional de todas as professoras negras das cidades de Antônio Carlos, Brusque, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, São José e São Miguel do Oeste.

Na segunda, 18, às 14h, um evento na Escola de Educação Básica Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos, no bairro Nova Brasília, em Joinville, marca o lançamento do projeto para a comunidade. A plataforma, que pode ser acessa em https://outrasantonietas.wordpress.com, tem por objetivo contribuir com a preservação da memória negra no Estado e disponibilizar pesquisa científica com o tema docência negra feminina.

“O processo da educação na coletividade tem como grande desafio a afirmação e a revitalização da autoimagem do povo negro”, destaca Alessandra Cristina Bernardino, da Gerência Regional de Educação e idealizadora do projeto. “É um trabalho voltado ao grupo de docentes e profissionais negras das escolas de Santa Catarina, desde aposentadas, efetivas e temporárias”.

O nome “Outras Antonietas, Muitas Antônias, Várias Marias”, edição joinvilense, é uma homenagem à primeira professora e deputada negra de Santa Catarina, Antonieta de Barros, à primeira professora negra de Joinville e patrona da escola na rede estadual de ensino, Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos, e à diretora por 25 anos da Escola de Educação Básica João Colin, Maria Laura Cardoso Eleotério.

{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}