Planos Municipais de Enfrentamento da Dengue são debatidos na Gerência de Saúde da SDR Ibirama
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) informa que de 1º de janeiro a 8 de setembro de 2015 foram notificados 9.977 casos de dengue em Santa Catarina. Destes, 3.568 (36%) foram confirmados (2.336 por critério laboratorial e 1.232 por clínico-epidemiológico), 5.602 (56%) foram descartados e 807 (8%) casos suspeitos estão em investigação.Do total de casos confirmados, 3.258 (91%) são autóctones (transmissão dentro do Estado), 245 (7%) são importados (transmissão fora do Estado) e 65 (2%) estão em investigação para definição do local provável de transmissão
Sabendo da importância das ações preventivas sobre o tema abordado, a equipe da Gerência Regional de saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama sob a coordenação do gerente Amarildo José Moser, reuniu-se nesta terça-feira, 22, para definir sobre a logística de apoio aos municípios pertencentes a esta Regional.
Na reunião, definiu-se que os agentes de combate a endemias dos municípios terão total apoio da Gerência de Saúde através de José de Souza Filho, servidor federal com profundo conhecimento do assunto, que estará à disposição dos municípios, para intervenções mais contundentes para o controle dos vetores desta doença.
Também ficou definida a realização de visitas semanais para orientação e ajuda aos agentes de combate de endemias, bem como o assessoramento na elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento desta doença, como informou Amarildo.
{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}