Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Plano Estadual de Educação...

Plano Estadual de Educação é entregue à Assembleia Legislativa de Santa Catarina com 19 metas até 2024

A Secretaria de Estado da Educação entregou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o Plano Estadual de Educação, nesta terça-feira, 16, com 19 metas que preveem a melhora da educação catarinense até 2024. O projeto de lei foi entregue pelo secretário Eduardo Deschamps ao presidente da Casa, deputado Gelson Merísio, e deve passar por discussões nas Comissões da Alesc. “A expectativa é de que seja aprovado no segundo semestre”, afirmou Deschamps.

Foto: Divulgação / SED

>>> Imagem para download na galeria

O documento prevê 10 diretrizes e 19 metas, com destaque para que todas as crianças frequentem a escola, a erradicação do analfabetismo até os seis anos de idade e a universalização da Educação Básica. A maioria das metas está concentrada na Educação Básica e quer fortalecer o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, além de superar as desigualdades dos alunos.

O Plano Estadual de Educação atende à lei para que municípios e estados elaborem seus próprios planos alinhados com as estratégias do Plano Nacional de Educação. “Esse é um plano de sistema de educação e não exclusivo para a rede estadual, além de valer para os próximos 10 anos, ou seja, um plano de Estado e não de Governo”, comentou o secretário Eduardo Deschamps.

De acordo com o secretário da Educação, muitos itens inseridos no Plano Estadual de Educação já são praticados na rede estadual de ensino. “Temos o programa PNOA que é direcionado para alunos que apresentaram rendimento inferior à média 5 nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e disponibiliza professores habilitados para ministrarem aulas de recuperação”, explica o secretário Deschamps, sobre o Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem. 

Metas até 2024

– Atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos

Situação: 39,4% das crianças de até 3 anos frequentando a escola

– Alfabetizar todas as crianças até os 6 anos

– Garantir que 95% dos jovens de 6 a 14 anos concluam ensino fundamental na idade recomendada

Situação: 92,3% estão dentro da expectativa

– Universalizar ensino médio para estudantes de 15 a 17 anos e subir a taxa de matrículas para 90%

Situação: 59,8% da população de 15 a 17 anos frequentam o ensino médio

– Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 65% das escolas públicas e atender 40% dos estudantes da educação básica

Situação: 52,7% dos estabelecimentos e 16,2% dos alunos

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support