Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Plano Estadual de Educação...

Plano Estadual de Educação é entregue a municípios em solenidade na ADR Araranguá

entrega plano educacao 20160623 1166075102

Pela primeira vez, Santa Catarina tem um Plano Estadual de Educação sancionado por lei e construído de forma coletiva, envolvendo pais, professores e sociedade civil. Trata-se de um documento que estabelece as diretrizes e metas para um novo modelo de educação. O Plano Estadual de Educação de Santa Catarina para o decênio 2015-2024 foi entregue em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, aos municípios do Extremo-Sul.

Receberam o plano das mãos do secretário executivo da ADR, Ivan Gabriel Milanez Ávila, do gerente de Educação, Nilson Costa, e da equipe de supervisores da Gered, os secretários municipais de Educação, representantes dos Conselhos Municipais de Educação, universidades e Institutos de Educação da Região. O encontro contou ainda com a presença do Prefeito de Araranguá, Sandro Maciel.

O Plano de Educação, Lei Nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015, serve como instrumento de planejamento a curto, médio e longo prazo, contribuindo com a continuidade das Políticas Públicas. Constitui-se em um Plano de Estado e não de governo, pois orienta a gestão educacional e referencia o controle social e a participação cidadã. Entre as suas diretrizes estão a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais; a melhoria da qualidade do ensino; a valorização dos profissionais da educação, entre outras.

O gerente de Educação da ADR Araranguá, Nilson Costa, lembra que Santa Catarina já é destaque pelos indicadores educacionais, possuindo a menor taxa de analfabetismo no Brasil, a maior taxa de alfabetização de jovens entre 15 e 24 anos e maior taxa de escolarização da população no Ensino Médio. “Este importante documento traz 19 metas e 312 estratégias para o planejamento dos próximos dez anos, com objetivo de avançar ainda mais na qualidade da educação em nosso Estado”, disse.

O secretário executivo da ADR citou as palavras do governador Raimundo Colombo. “Já temos uma educação de qualidade, que é referência nacional. E novas ações, como o processo democrático de escolha de direção das escolas, o sistema de cartão de pagamento para pequenas obras, além do constante investimento em estrutura física de qualidade, contribuem para melhorar ainda mais a rotina estudantil em nossas escolas. E o Plano Estadual de Educação é uma valiosa ferramenta neste sentido”, disse.

{article Leneza Della Krás – ADR ARARANGUÁ}{text}{/article}