Plano Estadual da Educação é discutido em Criciúma
Criciúma recebeu a penúltima etapa da audiência pública para discussão do Plano Estadual de Educação promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O encontro aconteceu na quinta-feira, 20, no auditório da 21ª Secretaria do Desenvolvimento Regional, que ficou lotado com a presença de professores, diretores, pais e alunos. O Plano Estadual de Educação vai nortear as ações do setor por dez anos, com base no mesmo documento criado em nível nacional.
Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputado Valdir Cobalchini, as audiências foram positivas, pois enriqueceram o debate com ideias que podem ser incorporadas ao plano. “Santa Catarina, sem dúvida, passa a ter um documento que vai nortear todos os passos que serão dados desde a educação infantil até o ensino superior. Queremos uma educação de qualidade de forma que todas as regiões tenham também um olhar no Estado, no sentido de que, estrategicamente, possamos melhorar alguns índices em algumas regiões que estão muito abaixo da média estadual”, explica.
O Plano Estadual de Educação foi enviado para a Assembleia pelo Governo do Estado em junho deste ano. O texto contém dez diretrizes que se desdobram em 19 metas a serem alcançadas por meio de 297 estratégias. “Como já houve anteriormente uma mobilização na elaboração dos planos municipais, todas as pessoas ligadas se mobilizaram para participar, pois elas têm interesse, afinal, o futuro depende da educação. Acredito que nosso grupo tenha feito boas sugestões que vão contribuir para uma melhor elaboração do Plano Estadual”, complementa a gerente regional de educação de Criciúma, Jucilene Fernandes.
{article Paula Darós Darolt – SDR Criciúma}{text}{/article}