Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Plano Diretor da Estiagem...

Plano Diretor da Estiagem apresentará dados e possíveis soluções para as secas na região Extremo Oeste

plano diretor de estiagem 20150414 1381296962

Uma equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esteve em São Miguel do Oeste nesta terça-feira, 14, para a produção de um diagnóstico da região Extremo Oeste que será utilizado para elaboração do Plano Diretor da Estiagem. O Plano é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Os técnicos se dividiram em duas equipes. Uma visitou propriedades do município para avaliar boas práticas e situações críticas da região em relação à água. A segunda equipe se reuniu pela manhã com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e alguns produtores convidados e à tarde com os conselheiros do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas.

O professor da Udesc, Mário Jorge Coelho de Freitas, explica que a primeira fase foi embasada em levantamentos teóricos/documentais e a análise demorou cerca de cinco meses. “Nesta segunda etapa, realizamos o trabalho de campo dividido em dois momentos: conversas com entidades e organizações e a verificação das práticas das regiões”, afirma.

Em maio também está prevista a realização de uma oficina para que representantes de entidades e a população participem e avaliem as possíveis soluções. “O plano irá apresentar políticas públicas para amenizar os efeitos das estiagens que assolam a região e é importante termos a participação da sociedade”, declara o professor Freitas.

O Plano Diretor da Estiagem desenvolvido pela Defesa Civil de Santa Catarina contempla 118 municípios do Grande Oeste Catarinense. De acordo com os primeiros levantamentos, o que contribui para o cenário de estiagem prolongada nesses municípios é o uso inadequado dos recursos naturais. O comparativo foi feito, através de informações da década de 1970.

Dados demonstram a importância de planejar para amenizar os efeitos das estiagens. Entre 1991 e 2012, foram registradas 1.518 ocorrências de estiagem e ou seca, no Estado. A grande maioria, no Oeste Catarinense, 1.170 casos. Os municípios que tiveram maior volume de acontecimentos foram Coronel Freitas, 18 fatos, Itapiranga e Jaborá com 17 cada um.

Informações adicionais para a imprensa:
Gisele Vizzotto
Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste 
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901