Plano de Recursos Hídricos da região Extremo-Oeste realizará audiências públicas para diagnóstico socioeconômico e ambiental
O Plano de Recursos Hídricos da região hidrográfica 01, do Extremo-Oeste, entrou na etapa B que se refere ao diagnóstico socioeconômico e ambiental. Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 10, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas e a equipe de coordenação do Plano, apresentaram as datas dos seis encontros que serão realizados.
A primeira etapa envolveu a comunicação e a mobilização da população. “Em todas as fases teremos esse trabalho, tanto que agora, as audiências públicas também objetivam isso, além do diagnóstico”, afirma o coordenador do Plano de Recursos Hídricos, Anderson Rhoden.
O cadastro de usuários foi amplamente divulgado e continua sendo trabalhado com campanhas e parcerias. “Tivemos um aumento de mais de 25% nos números de usuários cadastrados, mas também atuamos na correção dos dados nesta primeira etapa”, menciona o presidente do Comitê, Giovani Teixeira. O registro pode ser realizado no site www.aguas.sc.gov.br/cadastro.
As audiências públicas serão realizadas nas seguintes datas e locais:
Maravilha – 08/03/2017 – 09h
Auditório da Agência de Desenvolvimento Regional
Rua José de Anchieta, 199 – Centro
Itapiranga – 08/03/2017 – 14h
Câmara de Vereadores
Rua São Jacó – 211, Centro
Dionísio Cerqueira – 09/03/2017 – 09h
Auditório da Prefeitura
Rua Santos Dumont, 413 – Centro
Campo Erê – 09/03/2017 – 14h
Centro de Eventos
Rua Octávio Ângelo Perottoni, 232 – Centro
Guaraciaba – 10/03/2017 – 09h
Centro de Eventos
Rua Nereu Ramos, 271 – Centro
Caibi – 10/03/2017 – 14h
Centro de Convivência dos Idosos
Rua Salgado Filho, 768 – Centro
Sobre o Plano
O Plano da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas tem um investimento de R$ 1,5 milhão proveniente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
O estudo terá duração de 18 meses e apontará potenciais conflitos de uso dos recursos hídricos, possibilitando ações para reverter ou evitar problemas, como escassez de água ou cheias, por exemplo. O trabalho será dividido em três eixos que compreendem a elaboração de um diagnóstico dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu, a identificação de cenários futuros e a análise de estratégias para a compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / (49) 8837-7422
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrsaomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste