Plano ABC+ SC completa um ano de implantação e alcança 14% da meta prevista até 2030
Em um ano de implantação, o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC, implementou tecnologias previstas no Plano em mais de 106 mil hectares. Cerca de 14% da meta prevista até 2030, foi cumprida.
O projeto pretende gerar um significativo potencial de mitigação de emissões de carbono, assim como prevê a difusão de tecnologias pela agropecuária catarinense, com a capacitação de 70 mil produtores.
Um exemplo deste trabalho são os investimentos em manejo e recuperação de pastagens, implantação de pastagens perenes, a conservação do solo e da água, o manejo dos resíduos da produção animal, as florestas plantadas e os sistemas integrados.
O produtor ainda ganha com o aumento de produtividade das áreas e a melhoria da renda.
Há também a possibilidade de valorizar o produtor que está se adaptando, por meio de eventual comercialização de créditos de carbono, em estudo.
O Plano ABC+ SC busca tornar a agricultura catarinense mais sustentável, competitiva e adaptada às mudanças climáticas, como explica o gerente de Sanidade Vegetal da Diretoria de Qualidade e Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Mario Alvaro Aloisio Verissimo:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/