Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Planetário Digital Móvel da...

Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste realizará sessões em Joaçaba para mostrar universo

Planetário Digital Móvel doCentro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará 14 sessões em 18 e 19 de setembro, na 1ª Mostra Regional de Teatro de Joaçaba. Os participantes poderão visualizar o céu, as estrelas, os planetas, o sol, a lua, as constelações e as galáxias. Durante as sessões, que duram 25 minutos em média, também serão projetados três filmes.

Um deles, “Crônica de uma Viagem à Terra”, da produtora espanhola Albedo, mostra um viajante de uma estrela distante que chega ao sistema solar e passa uma temporada na Terra para acompanhar fenômenos como estações do ano, fases da Lua e eclipses.

Outro filme, também da produtora espanhola, relata as mudanças do clima devido à ação humana e propõe medidas para que essas alterações sejam revertidas para uma situação em que as pessoas possam viver em harmonia com o meio ambiente.

Já a terceira produção pretende levar a humanidade novamente à Lua, fazendo uma breve relato sobre o satélite e sua conquista na década de 70 e apresentando os preparativos para que uma equipe de cientistas retorne até lá sem uso de recursos públicos.

Popularização da cultura científica

As atividades do planetário integram o projeto de extensão Espaço Astronomia Udesc – Pinhalzinho e são feitas em parceria com a Associação Apontador de Estrelas, de Chapecó.

Segundo o coordenador do projeto, professor Daniel Iunes Raimann, da Udesc Oeste, cerca de seis mil pessoas já participaram das sessões desde o início, em setembro de 2014 . O docente destaca que “o projeto busca popularizar a cultura científica e tecnológica no Oeste de Santa Catarina, tornando-a mais atraente po meio do lúdico, além de despertar o interesse pelo estudo da ciência em geral”.

Sobre o planetário

O  planetário digital móvel é uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro. Por meio da sua estrutura interna, que pode acomodar até 30 pessoas, é possível projetar o céu estrelado de qualquer parte da Terra e em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação.

Por ser um equipamento digital, permite a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento. “Temas que despertam a curiosidade podem também ser apresentados, como Astronomia, tecnologia espacial, Ecologia, origem da vida e Climatologia”, informa Rainmann.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143