Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Planejamento promove curso de...

Planejamento promove curso de gerenciamento de projetos

A Secretaria de Estado do Planejamento reuniu a equipe do escritório de projetos do Pacto por Santa Catarina, formada por contadores, administradores, engenheiros e advogados, para fazer um curso de elaboração e gestão de projetos. As aulas ocorrerão até meados de abril na Secretaria.

Foto: Rosália Dors Pessato/Planejamento

Em 24 horas de curso, o especialista em gerenciamento de projetos, Francisco Peña, abordará temas como tipos de escritórios de projetos, integração do projeto, gerenciamento do escopo, tempo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. As aulas teóricas e atividades práticas estarão baseadas na abordagem do PMI (Project Management Institute), referência mundial no tema, que contempla processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, além de encerramento. 

Peña avalia: “a Administração Pública está retomando o gerenciamento de projetos, já que é responsável por ações e obras complexas. Ela foi referência nos anos 1960 e 1970, quando investiu em grandes projetos de portos e estradas”. O especialista defende que o esforço de planejamento reduz os principais problemas no gerenciamento de projetos, como extrapolar orçamento e tempo. 

O Escritório de Projetos do Pacto foi instituído em maio de 2013 pelo Decreto n° 1.537. Vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, o escritório analisa, orienta, acompanha e avalia a execução das obras e ações do programa. Além disso, faz a gestão dos recursos dos financiamentos e supervisiona as principais obras.

Informações adicionais: 

Rosália Dors Pessato 
Secretaria de Estado do Planejamento 
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3665-3319/ 9186-9740