Seminário debate planejamento da região metropolitana da Grande Florianópolis
O êxito da região metropolitana da Grande Florianópolis depende de um planejamento integrado dos municípios. O tema está em discussão no Seminário das Cidades Metropolitanas, Democráticas e Participativas, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Foto: Rosália Pessato / Secretaria do Planejamento
>>> Imagem para download na galeria
“A exemplo do Fundam que destina recursos aos projetos de infraestrutura dos municípios, queremos aperfeiçoar o apoio a eles. Na região metropolitana da Grande Florianópolis há três temas prioritários: mobilidade urbana, resíduos sólidos e saneamento básico. Vamos estimular os consórcios municipais para tratar desses assuntos”.
O seminário vem discutir o planejamento metropolitano entre os municípios da Grande Florianópolis a partir de projetos existentes, e dar instrumentos a gestores e equipes técnicas da região. Está prevista palestra do professor Vladimir Bartalini sobre “Gestão Metropolitana Integrada” e apresentações de projetos de mobilidade urbana, espaços públicos, desenho urbano e borda d’ agua.
A abertura do evento teve a participação do secretário de Planejamento, Murilo Flores, do deputado Reno Caramori, do deputado Edson Andrino e do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Ronaldo de Lima. Também estiveram presentes no seminário a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucia Gomes Vieira Dellagnelo, o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, prefeitos da região e representante da OAB/SC, Asbea/SC, IAB/SC, ACIF, Plamus e FloripAmanhã.
Região Metropolitana da Grande Florianópolis
Em setembro foi sancionada a lei de criação da região metropolitana que prevê a instalação da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), autarquia de regime especial, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial. A Suderf, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, terá o papel de coordenar os serviços comuns da região, como transporte coletivo de passageiros, mobilidade urbana e saneamento básico.
Leia mais:
>>> Lei que institui a Região Metropolitana da Grande Florianópolis é sancionada
Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Imprensa SPG
Secretaria de Estado do Planejamento – SPG
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3319/9186-9740