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Pix é a modalidade usada por um em cada cinco pagamentos da Casan

Foto: Divulgação / Casan

Desde que a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) adotou a modalidade do Pix e dos QRCodes na fatura, o método de pagamento vem caindo no gosto dos consumidores. Em fevereiro de 2025, foi a modalidade usada em mais de 20% dos pagamentos de fatura.

“Com isso, a Casan demonstra que está se aproximando dos consumidores e tornando mais prático e seguro o pagamento, visto que o QRCode direto na fatura minimiza a chance de acesso a sites fakes. Também enviamos comunicados na própria fatura, no telefone 115, para os e-mail de consumidores cadastrados e informamos no atendimento das Agências físicas sobre a possibilidade de pagamento por Pix”, explica o chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança, Felipe Kruhs.

Os pagamentos podem ser feitos escaneando o código QRCode na fatura pelo aplicativo da Instituição Bancária de sua preferência. Depois disso, será identificado como recebedor do pagamento a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan, com o respectivo CNPJ e direcionado a uma conta no Banco do Brasil. Caso o pagamento não tenha essas informações, o processo deve ser interrompido e denunciada a fraude na Ouvidoria da Casan pelo site www.casan.com.br. “Os pagamentos devem ser feitos sempre a partir da fatura da Casan ou de sites oficiais da Companhia”, alerta Kruhs.

Outras Formas de Pagamento

Além do QRCode, o consumidor também pode quitar a sua fatura utilizando o Portal de Pagamento da CASAN. Além do PIX, também estão disponíveis a modalidade Cartão de Crédito (em até 24x) ou Cartão de Débito. Atualmente, 42 municípios atendidos pela Casan dispõem de máquinas de pagamento em suas Agências, oferecendo as mesmas opções disponíveis no Portal. Nos 24 municípios com maior demanda, há Totens de Autoatendimento, onde os consumidores podem consultar e quitar seus débitos. Em Florianópolis, o município de maior porte, existem dois totens: na Matriz (Rua Emílio Blum, 83) e na Agência do Centro (Rua Saldanha Marinho, 374).

Débitos no WhatsApp

O consumidor também pode consultar seus débitos e solicitar a segunda via da fatura por meio do WhatsApp da CASAN (48) 3279-9100. Para fazer a solicitação, basta interagir com o atendente virtual e selecionar uma das opções. Em seguida, é necessário informar o número do CPF ou CNPJ, além da matrícula do imóvel, que pode ser encontrada na parte superior da fatura de água. Por este Canal de Atendimento também é possível comunicar falta de água na unidade.