Projeto para comunidades rurais digitais é implantado em Pinheiro Preto

O Projeto Piloto em Comunidades Rurais Digitais, que visa disponibilizar acesso gratuito a internet e telefonia no meio rural, implantado em Pinheiro Preto, está se tornando realidade. Depois de instalada as antenas repetidoras, o projeto avança para as últimas etapas, devendo ser lançado nos próximos meses. Trata-se de uma iniciativa pioneira do Governo do Estado, através do Programa SC Rural, e que beneficia outros dez municípios catarinenses.
Nesta terça-feira, dia 17, o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, juntamente com o gerente de Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais, Mauro Santini, visitaram a prefeitura de Pinheiro Preto, verificando o projeto e seu andamento. Além da recepção dada pelo prefeito Pedro Rabuske, ainda participaram do encontro, o gerente de tecnologia da informática da Secretaria de Estado da Agricultura, Fabio Luiz Ferri, e o consultor técnico do gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura, Marcos Vinicius Vanzin.
Durante o encontro, foi informada a situação atual e os passos que devem ser dados para concluir o projeto e efetivamente beneficiar a comunidade pinheiropretense. Para viabilizar o acesso, o projeto contou com a implantação de uma torre, localizada na prefeitura e outras quatro antenas repetidoras que se localizam nos bairros Tranquilo Guzzi, Linha Túnel, Linha União e São Roque, garantindo cobertura em mais de 90% do município.
Além de Pinheiro Preto, o projeto atenderá os municípios de Ipuaçu, Catanduvas, Bom Retiro, Major Vieira, Trombudo Central, Botuverá, Bocaina do Sul, Pedras Grandes, Tigrinhos e Anitápolis, em um investimento de R$ 5,5 milhões do Programa SC Rural. Durante 24 meses, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria da Agricultura e da Pesca. Após esse período, o município será responsável pelos custos.
Segundo o secretário executivo Euro Vieceli, o projeto leva informação ao homem do campo. “Uma iniciativa pioneira e revolucionária. Somos sabedores da importância de conter o êxodo rural, mas só haverá iniciativas efetivas quando as condições para permanecer no campo forem boas, e a internet é um item indispensável” afirmou Euro, destacando as várias políticas do Estado que diminuíram a burocracia por meio da informatização, a exemplo do e-gta.
O gerente de tecnologia da informática da Secretaria de Estado da Agricultura, Fabio Luiz Ferri, evidenciou que o projeto segue em ritmo acelerado. Segundo ele, nos próximos dias já deve haver um posicionamento final, com uma conversa com a gestão municipal alinhando a forma de disponibilização desse sinal. Atualmente, a prefeitura já conta com um servidor e o mapeamento das áreas cobertas. Posteriormente um cadastro dos usuários deverá ser executado.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira