Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Picolé auxilia no tratamento...

Picolé auxilia no tratamento de crianças com câncer em Santa Catarina

No Hospital Santo Antônio, de Blumenau, unidade contratualizada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para atendimento via SUS, uma iniciativa cheia de doçura tem trazido alegria para as crianças: a oferta de picolés para alívio da mucosite.

Desencadeada frequentemente pela quimioterapia e radioterapia, essas feridas na boca provocam dor intensa e dificuldades na alimentação.

No entanto, o picolé desempenha um papel fundamental no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Essa técnica é conhecida como crioterapia e tem sido utilizada para o alívio dos sintomas.
No Hospital, os picolés e sorvetes são oferecidos diariamente para as crianças em tratamento.

A nutricionista clínica do Hospital, Viviane Henckel explica que a crioterapia através de alimentos extremamente gelados como sorvete, picolé ou pedaços de gelo, quando consumidos, causa vasoconstrição, interrompendo a inflamação na região da mucosa da cavidade oral e reduzindo o contato de drogas tóxicas com a camada mucosa.

Além disso, o sorvete também alivia sintomas como os enjoos, gerando uma sensação de bem-estar e conforto durante a internação.

O Hospital Santo Antônio faz parte da rede de atendimento oncológico pediátrico do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina, sendo referência para 53 municípios.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support