PIB 2022: Santa Catarina é líder entre os estados do Sul com destaque para o desempenho do setor de serviços
Com o maior índice de crescimento entre os estados do Sul do Brasil, o valor do PIB de Santa Catarina atingiu R$ 466,3 bilhões no ano de 2022, superando o valor do ano de 2021, que foi de R$ 428.571 bilhões. Entre os setores que mais cresceram, destaque para o de serviços com uma participação de 65,4%.
Com este desempenho, o Estado se mantém como a sexta maior economia do país e ainda é o que apresenta os mais altos índices de aumento na fatia de participação do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados das regiões Sul e Sudeste do País, ao longo dos últimos 20 anos.
O PIB 2022 das Unidades da Federação brasileira está sendo divulgado nesta quinta-feira, 14 de novembro de 2024.
Os dados são oficiais e gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com os órgãos estaduais de estatística, com as secretarias estaduais, como é o caso da Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, e com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A divulgação oficial do PIB 2022 das unidades federativas brasileiras revela a trajetória de crescimento e de alto desempenho de Santa Catarina.
O Estado apresenta os mais altos índices de aumento na fatia de participação do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados das regiões Sul e Sudeste do País, que juntos representam mais de 70% do PIB nacional.
Essa participação de Santa Catarina na riqueza total gerada no país, conforme o PIB divulgado, aumentou de 3,7% em 2002 para o índice de 4,6% vinte anos depois.
O Estado manteve essa tendência de crescimento e estabilização em quase todos os anos desde o início da série histórica, aumentando a importância de SC para a economia brasileira.
Entre os anos de 2002 a 2022, Santa Catarina registrou um aumento nominal de aproximadamente 756% no valor do PIB.
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, destaca que a economia do estado é diversificada e forte e continua crescendo:
SONORA