Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. PGE completa 31 anos...

PGE completa 31 anos e celebra Dia do Procurador do Estado

No mesmo dia em que Procuradoria Geral do Estado (PGE) está completando 31 anos, nesta sexta-feira, 28, também é celebrado o Dia do Procurador de Estado.

Como parte das comemorações está acontecendo o Encontro Estadual de Procuradores do Estado, que começou ontem com a presença de cerca de 90 procuradores e que termina hoje, com um curso de Português para a área jurídica, oferecido pela professora Maria Helena Pasquallotto Ribeiro da Silva.

A PGE foi criada pelo governador Henrique Córdova, em 28 de junho de 1982. Em 9 de julho de 1982 foi empossado o primeiro procurador-geral, Antonio Hugen Nunes, e em maio de 1983 empossados os primeiros procuradores do Estado aprovados em concurso público. A crescente demanda de questões administrativas e a exigência constitucional de supervisão dos setores jurídicos de autarquias, fundações e empresas estatais, obrigaram a ampliar a carreira, contando hoje a Procuradoria com 115 procuradores do Estado.

A expansão da atuação da instituição em todo o território catarinense iniciou-se em 1993 com a instalação da Procuradoria Regional de Joinville. Atualmente, além da sede na Capital e da representação em Brasília, existem 15 regionais em atividade: Joinville, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Caçador, Lages, Mafra, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí, São José, Tubarão, Criciúma e Curitibanos.

Para o procurador-geral do Estado, Leandro Zanini, a instituição cresceu expressivamente nos últimos anos, assim como também a sua responsabilidade e atuação junto à sociedade. “Ao defender juridicamente os interesses da população catarinense, a PGE reafirma diariamente o seu compromisso de serviço público”, ressalta, lembrando que os procuradores também devem mostrar à administração pública os caminhos jurídicos possíveis para viabilizar as políticas de Estado.
 

Informações adicionais
Billy Culleton
Procuradoria Geral do Estado
E-mail: billyculleton@gmail.com
Telefone: (48) 8843-2430

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support