Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Pesquisadores reunidos na Fapesc...

Pesquisadores reunidos na Fapesc apresentam propostas para melhorar a qualidade da atenção à saúde em Santa Catarina 

Pesquisadores catarinenses apresentam resultados de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação voltados à saúde, desenvolvidas nos últimos dois anos, na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em Florianópolis. 

O Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), que começou hoje (7) e segue até amanhã, reúne coordenadores de projetos de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. O programa busca soluções e melhoria para os problemas de saúde da população. Nesta edição, 39 pesquisadores foram contemplados, um investimento de R$ 2,31 milhões. 

“A importância deste programa é fundamental, pois coloca o pesquisador junto à comunidade para resolver problemas, processos, produtos e políticas públicas voltadas ao cidadão catarinense. Muitos destes projetos, ao final das suas execuções, são levados para a Secretaria de Saúde para fomentar o melhor produto final para o bem-estar da população”, afirma Valeska Daniela Tratsk, Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc. 

Em Santa Catarina, ao longo da história do PPSUS, já foram realizadas oito chamadas públicas, que resultaram em 237 projetos contratados, totalizando um investimento de R$ 20,4 milhões. “Este ano comemoramos 20 anos do PPSUS. Meu desejo é que estes produtos apresentados nesta etapa, e também nas futuras, possam se transformar em mudanças no dia a dia do Sistema Único de Saúde, e que a gente possa garantir acesso à nossa população”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. 

Durante os dois dias, o encontro reuniu coordenadores de pesquisa, de diferentes áreas do conhecimento, como Medicina, Fonoaudiologia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Enfermagem Psiquiátrica, Epidemiologia, Metabolismo e Bioenergética, Educação Física, Cardiologia, Saúde Coletiva, entre outros. 

“As chamadas públicas de apoio a estes projetos são lançadas a partir das linhas de pesquisa e prioridades definidas pela Secretaria de Saúde”, explica Leonardo Ferreira, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, que participou da abertura do encontro. 

O PPSUS é um programa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em Santa Catarina tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Fapesc e Secretaria de Estado da Saúde. 

Foto: Caroline Costa

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) 
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br 
Telefone: (48) 98802-5794 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts