Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Pesquisa levanta opinião dos...

Pesquisa levanta opinião dos alunos sobre a alimentação escolar

Desde o dia 9 de junho, a Diretoria de Apoio ao Estudante (DIAE), da Secretaria de Estado da Educação, está realizando uma pesquisa de satisfação com os alunos da rede pública estadual sobre a alimentação escolar. Estão participando os estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O acesso da pesquisa se encerra no dia 18 de julho.

Para preencher as 17 questões formuladas pela Gerência de Alimentação Escolar é necessário acessar o site. O aluno deverá colocar matrícula e data de nascimento para responder as questões.

De acordo com o diretor da Diae, Osmar Matiola, a alimentação adequada nas escolas, além de ser lei, é um direito fundamental para o ser humano. “Com os resultados da pesquisa, pretende-se verificar a qualidade, a segurança alimentar e verificar se haverá necessidade de realizar melhorias”, explica.

A pesquisa deseja saber quantas vezes na semana o aluno consome os alimentos oferecidos pela escola, se prefere trazer de outro lugar, como está a higiene do local onde são realizadas as refeições, as preferências das comidas e como é realizada a distribuição dos alimentos para os alunos. Também será possível expressar a opinião sobre alguns questionamentos, como a quantidade servida, temperatura do alimento, horário disponível para realizá-la e atribuição de nota para o que é servido.

Os alunos poderão responder uma única vez e é obrigatório que sejam preenchidas todas as 17 questões fornecidas para que seja salvo e enviado de maneira correta para o banco de dados da pesquisa.

Projeto-piloto informatiza a gestão

Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a gestão estadual da alimentação escolar, a Secretaria da Educação realizou, no Instituto Estadual de Educação, da Capital, o projeto-piloto para o cadastramento biométrico dos alunos. O sistema informatizado será utilizado na contagem eletrônica das refeições servidas pelas empresas terceirizadas de alimentação escolar.

O cadastramento experimental envolveu os alunos da Escola de Aplicação (EDA), do IEE, e os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. “O período serviu também para orientar os alunos sobre o procedimento”, ressalta o gerente de Alimentação Escolar, Renato Tottene. Segundo ele, o sistema é simples. “Depois de cadastrados, os alunos colocam o dedo polegar na leitora onde recebem um tiket, com seu nome, para pegar a refeição”, afirma.

O diretor de Apoio ao Estudante, Osmar Matiola, destaca a importância da conferência digital, que deverá ser implantada em todas as escolas da rede estadual, em substituição à contagem manual. “De acordo com a aplicação do piloto, podemos verificar as melhorias necessárias e, em seguida, abrirmos a licitação”, informa.

O projeto-piloto não teve custo algum para a Secretaria da Educação. Foi realizado em parceria com uma empresa que ofereceu o sistema e está sendo monitorado pelos técnicos da Diretoria de Tecnologias e Inovação. Depois de toda a informatização, os dados serão integrados ao Sistema de Registro e Estatística, o SERIE Alimentação, cujo acesso é pelo site da SED.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support