Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Pesquisa da Udesc Oeste...

Pesquisa da Udesc Oeste faz avaliação corporal de cavalos por imagens fotográficas

Grupo de Melhoramento Genético (GMG), do curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), avaliou as medidas lineares e angulares de 24 equinos, o que resultou na formação de um banco de dados com cerca de 11 mil medidas biométricas e poderá auxiliar na elaboração de um banco de dados morfológico para melhoramento genético.

estudo foi elaborado pelo mestrando em Zootecnia Moisés Rodrigues dos Santos e pelos graduandos Bruna Anghinoni, Guilherme Freiberger, Fernanda Bottin, Maisa Chiocca e Lucas Rossetto, com orientação do professor Diego de Córdova Cucco e da professora Aline Zampar, da Udesc Oeste. O trabalho fará parte da dissertação de mestrado de Santos.

Segundo a pesquisa, as características corporais de um equino são essenciais para que o animal desempenhe sua função atlética ou de trabalho. O conhecimento sobre as relações entre as medidas corporais, como altura, largura, comprimento, ângulo e perímetro, torna-se essencial para a compreensão do equilíbrio corporal.

“Desta forma, entender como as dimensões físicas podem favorecer o movimento de um cavalo é imprescindível para determinar sua finalidade”, afirmam os autores do estudo.

Biometria, zoometria ou morfometria são as denominações para a técnica que determina as dimensões físicas de um animal. Vários métodos são usados para a mensuração corporal, como hipômetros e trenas, o que depende de técnicos treinados. Esses métodos tradicionais, porém, aumentam os riscos de acidentes com animais, já que os avaliadores ficam expostos durante a tomada das medidas.

A pesquisa da Udesc Oeste aponta outras técnicas para determinar as medidas lineares, como a fotometria ou imagens digitais. Segundo os autores, o uso de softwares em substituição aos métodos biométricos tradicionais diminui os riscos de acidentes e o tempo destinado para a realização das tarefas, além de permitir a coleta de dados em larga escala e com baixo custo.

Resultado

O estudo permitiu avaliar quais as medidas lineares e angulares dos equinos podem ser feitas por meio da utilização de fotografias de um software específico. Para cada animal, foram coletadas 19 medidas e capturadas fotografias individuais com o objetivo de realizar as mensurações em pontos anatômicos.

Para efetuar a tarefa, os animais foram conduzidos individualmente para a área de estudo, e as mensurações ocorreram sobre um piso plano, no qual o animal foi mantido em estação forçada.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support