Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Pesquisa da Epagri ganha...

Pesquisa da Epagri ganha destaque em sociedade científica do Reino Unido

O ataque de insetos, ou gorgulhos, como são popularmente conhecidos, pode comprometer até 10% do arroz estocado em silos.

Atentos a isso, pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) e da Furb mostraram uma possível resolução, em trabalho apresentado no 29º Encontro da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul, quando foi selecionado e laureado com destaque pela Royal Society of Chemistry.

O trabalho, intitulado “Óleo de arroz como atrativo no manejo de insetos-praga de armazenamento”, é de autoria dos pesquisadores Andrey Martinez Rebelo e Marcelo Mendes Haro, da Epagri, e de Lizandra Maria Zimmermann, da Furb.

Os pesquisadores destacam que a pesquisa apresenta potencial para o controle do gorgulho, empregando um produto inócuo para elaboração de armadilhas. A proposta é usar óleo de arroz como isca em armadilhas para capturar os insetos, como explica o pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Andrey Rebelo:

SONORA

A Royal Society of Chemistry (RSC) é uma sociedade científica que atua no Reino Unido. Seu principal objetivo é promover o avanço geral da ciência química e, para isso, realiza e apoia a pesquisa científica por meio de publicação de revistas e livros da área, além de disponibilizar bases de dados à comunidade científica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support