Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina pesca mais...

Santa Catarina pesca mais de dois milhões de quilos de tainhas na safra 2024

Os pescadores de Santa Catarina capturaram um total de 1,1 mil toneladas nas modalidades de emalhe anilhado e cerco/traineira na safra de 2024.

O Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha (MPA) aponta que na modalidade emalhe anilhado foram 737,7 toneladas e 123 embarcações autorizadas neste ano.

Já na modalidade cerco/traineira foram 384 toneladas, por meio de oito embarcações autorizadas. Estes números somam-se aos do arrasto de praia, com a captura de 1,7 mil toneladas.

A captura da pesca da tainha na modalidade cerco/traineira encerra oficialmente nesta quarta-feira, dia 31 de julho. Apesar de ter a mesma data prevista para encerramento, a modalidade de emalhe anilhado já atingiu a cota de captura no dia 4 de junho.

As cidades que mais capturaram nesta safra foram: Florianópolis (445 mil tainhas), Bombinhas (327 mil tainhas) e Balneário Camboriú (55 mil tainhas).

Os dados da captura de arrasto de praia são contabilizados com base nas informações repassadas pelos ranchos de pesca para a plataforma Informações da Pesca.

O secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, fala sobre os resultados do monitoramento e espera que em 2025 a safra se repita e que melhore as cotas de captura para os não contemplados:

SONORA

As tainhas capturadas são distribuídas no mercado interno que abastece restaurantes, peixarias e supermercados. 

Além disso, a ova da tainha é um dos principais produtos de exportação da pesca catarinense. A safra de tainhas é um momento crucial para a economia local e uma fonte importante de renda para muitas famílias e comunidades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support