Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Permanece o risco de...

Permanece o risco de inundação em cidades de Santa Catarina

De acordo com os níveis atuais dos rios, a situação das estações hidrológicas nas Bacias do Rio Itajaí, Canoas, do Peixe e Tijucas é a seguinte:

Condição dos níveis dos rios para emergência: Barragem Oeste em Taió, Taió, Rio do Sul – Novo, Blumenau, Brusque, Rio Bonito em Bocaina do Sul e Passo Marombas em Curitibanos.

Condição dos níveis dos rios para alerta:  Ituporanga, Apiúna – Régua Nova, Timbó – Novo, Joaçaba I e São João Batista.

Condição dos níveis dos rios para atenção: Chapadão do Lajeado.

Bacia do Rio Itajaí

Considerando os níveis atuais dos rios e a previsão do tempo do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, permanece o risco hidrológico para inundação em Rio do Sul, Taió, Blumenau e Brusque. No entanto, os níveis dos rios na região do Vale do Rio Itajaí do Sul está diminuindo, dependendo da região, a uma taxa de 4 a 26 cm/h na última hora monitorada. Na região do Alto Vale do Rio Itajaí, o nível dos rios permanece constante devido ao controle das barragens em Ituporanga e Taió. Na bacia do Rio Itajaí Mirim, o nível do rio apresenta uma tendência de descida em Brusque de 26 cm/h. 

Em Itajaí, das 8 estações de monitoramento, 4 estão em cota de emergência e duas de alerta e as inundações estarão influenciadas pela água que está descendo em direção ao município e pela oscilação da maré.

Nas demais regiões do Estado a situação está tentendo para a normalidade.

Bacia do Rio Canoas

Considerando o nível atual do Rio Canoas e a previsão do tempo do setor de meteorologia da EPAGRI/CIRAM, haverá permanência de risco hidrológico para inundação em Rio Bonito em Bocaina do Sul e Passo Marombas em Curitibanos.

Bacia do Rio do Peixe

O nível atual do Rio do Peixe está diminuindo a uma taxa de 10 cm/h na última monitorada em Joaçaba.

Bacia do Rio Tijucas

O nível atual do Rio Tijucas está diminuindo a uma taxa de 22 cm/h na última monitorada em São João Batista.

Informações acesse:
http://ciram.epagri.sc.gov.br
E-mail:  sshidrosc@epagri.sc.gov.br
Equipe da Sala de Situação
EPAGRI – CIRAM
Fone: (48) 3665-5124

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support