Permanece o risco de inundação em cidades de Santa Catarina
De acordo com os níveis atuais dos rios, a situação das estações hidrológicas nas Bacias do Rio Itajaí, Canoas, do Peixe e Tijucas é a seguinte:
Condição dos níveis dos rios para emergência: Barragem Oeste em Taió, Taió, Rio do Sul – Novo, Blumenau, Brusque, Rio Bonito em Bocaina do Sul e Passo Marombas em Curitibanos.
Condição dos níveis dos rios para alerta: Ituporanga, Apiúna – Régua Nova, Timbó – Novo, Joaçaba I e São João Batista.
Condição dos níveis dos rios para atenção: Chapadão do Lajeado.
Bacia do Rio Itajaí
Considerando os níveis atuais dos rios e a previsão do tempo do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, permanece o risco hidrológico para inundação em Rio do Sul, Taió, Blumenau e Brusque. No entanto, os níveis dos rios na região do Vale do Rio Itajaí do Sul está diminuindo, dependendo da região, a uma taxa de 4 a 26 cm/h na última hora monitorada. Na região do Alto Vale do Rio Itajaí, o nível dos rios permanece constante devido ao controle das barragens em Ituporanga e Taió. Na bacia do Rio Itajaí Mirim, o nível do rio apresenta uma tendência de descida em Brusque de 26 cm/h.
Em Itajaí, das 8 estações de monitoramento, 4 estão em cota de emergência e duas de alerta e as inundações estarão influenciadas pela água que está descendo em direção ao município e pela oscilação da maré.
Nas demais regiões do Estado a situação está tentendo para a normalidade.
Bacia do Rio Canoas
Considerando o nível atual do Rio Canoas e a previsão do tempo do setor de meteorologia da EPAGRI/CIRAM, haverá permanência de risco hidrológico para inundação em Rio Bonito em Bocaina do Sul e Passo Marombas em Curitibanos.
Bacia do Rio do Peixe
O nível atual do Rio do Peixe está diminuindo a uma taxa de 10 cm/h na última monitorada em Joaçaba.
Bacia do Rio Tijucas
O nível atual do Rio Tijucas está diminuindo a uma taxa de 22 cm/h na última monitorada em São João Batista.
Informações acesse:
http://ciram.epagri.sc.gov.br
E-mail: sshidrosc@epagri.sc.gov.br
Equipe da Sala de Situação
EPAGRI – CIRAM
Fone: (48) 3665-5124