Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Permanece indicativo de volumes...

Permanece indicativo de volumes altos de chuva para SC e Corpo de Bombeiros Militar reforça atendimento

A previsão de tempo atualizada pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e pela Epagri/Ciram indica que no sábado, 7, a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, variando de 50 a 100 mm, podendo superar estes valores especialmente no Litoral Sul.

Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está com reforço das equipes para atendimento ágil aos cidadãos. Helicóptero, serviços especializados, monitoramento e antecipação às ocorrências são as ferramentas utilizadas para o gerenciamento das ações diante da situação climática no estado.

Uma estrutura do CBMSC está montada em Rio do Sul, com um Auto Posto de Comando (APC), para que possam ser tomadas decisões específicas e ágeis, além de uma equipe de Tecnologia da Informação garantindo os sistemas da corporação em pleno funcionamento.

Outra equipe, do Comando Geral, está presencialmente na Defesa Civil de Santa Catarina, direcionando as ações conjuntamente, com coordenação do Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza.

Recursos empregados até o momento: Três equipes de Forças-Tarefa (FT) já estão empenhadas no 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul.

Os militares destas FT são especialistas em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE) e foram deslocados com embarcações, viaturas e equipamentos necessários para o reforço e pronta operação.

As equipes deslocadas são de São José (10º BBM), Xanxerê (14º BBM) e Curitibanos (2º BBM). Já o helicóptero Arcanjo 03 é de Blumenau (3º BBM).

Todas as equipes de Força-Tarefa estão em sobreaviso para caso seja necessário emprego, além do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH).

Desde a última terça-feira, 3, o CBMSC atendeu 139 ocorrências relacionadas com as chuvas no estado. O coronel Fabiano de Souza, fala da mobilização de toda corporação:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support