Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Permanece a condição de...

Permanece a condição de temporais em Santa Catarina entre terça e quarta-feira

Os temporais que têm causado muitos estragos em Santa Catarina não devem parar até a quarta-feira, 19. De acordo com o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, há risco de chuva forte e queda de granizo e rajadas de ventos acima de 60 km/h e descargas elétricas nas regiões do Oeste ao Planalto, principalmente nas divisas com o Rio Grande do Sul, nesta terça e quarta-feira. A temperatura segue elevada, podendo chegar a 30°C em todas as regiões.

“A forte instabilidade se dá devido a presença de elevados índices de umidade do ar e temperatura elevada. Essas condições mostram que a primavera chegou em Santa Catarina, porque ela tem essas características. Nesta estação é difícil que se tenha dias com tempo firme.  É preciso que as pessoas acompanhem as previsões do tempo no site da Epagri/Ciram”, informou a meteorologista Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.

A partir de quinta-feira, 20, o tempo deve começar a melhorar. O sol já começa aparecer. Mas o tempo segue com pancadas de chuvas, principalmente no fim do dia, com chance maior no Oeste do Estado.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006