Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Perita-geral da Polícia Científica...

Perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina integra Comitê Gestor da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas

A perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, participou nessa terça-feira,12, em Brasília, da terceira reunião ordinária do Comitê Gestor da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Este comitê, que reúne representantes de diferentes órgãos, tem como objetivo coordenar esforços em nível nacional para localizar pessoas desaparecidas.

A perita-geral ocupa uma cadeira neste Comitê Gestor como representante do Conselho Nacional dos Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), do qual é vice-presidente, juntamente com o presidente, dirigente da Polícia Científica do PR, Luiz Rodrigo Grochocki.

O dia12 de março marcou a primeira reunião desta nova gestão do comitê, que visa implementar políticas nacionais para a busca de pessoas desaparecidas. Um dos programas institucionais relevantes da Polícia Científica de Santa Catarina é o Programa Conecta.

“O desaparecimento de pessoas é um tema complexo e o poder público deve estar preparado para a articulação interinstitucional necessária para a temática. Durante a reunião tive a oportunidade de expor ações que são desenvolvidas pelo Governo de Santa Catarina, como o Programa Conecta da PCISC e nossas atividades periciais sob diversos aspectos, como o uso de banco de perfis genéticos, de antropologia forense, de odontologia legal, a identificação de pessoas com identidade desconhecida, o registro civil, criminal e de óbito”, ressalta a perita-geral.

Programa Conecta: Unindo Esforços para Localizar Pessoas Desaparecidas

O Programa Conecta é uma iniciativa integrada e multidisciplinar da Polícia Científica de Santa Catarina. Seu objetivo é promover a localização de pessoas desaparecidas e a identificação de indivíduos de identidade indeterminada. Para alcançar esse objetivo, o programa utiliza diversas ferramentas, incluindo:

  1. Antropologia Forense
  2. Odontologia Legal
  3. Genética Forense
  4. Representação Facial Humana

Por meio do programa, a equipe da Polícia Científica coleta materiais biológicos dos familiares dos desaparecidos e insere seus perfis genéticos nos bancos de perfis genéticos estadual e nacional. Além disso, o programa cria um banco unificado com dados biométricos, antropológicos e odontológicos dos desaparecidos. Também realiza a progressão de idade e modificações faciais em imagens das pessoas desaparecidas para divulgação em programas públicos de busca.

O Programa Conecta conta com o apoio do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil de Santa Catarina, do SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina e do Grupo de Apoio aos Familiares de Desaparecidos (GAFAD).

Para mais informações sobre o Programa Conecta, acesse o site oficial da Polícia Científica de Santa Catarina.

Mais informações:
Jornalista Gabriela Farias
Assessoria de Comunicação
Polícia Científica de Santa Catarina
(48) 99117-2707
e-mail: ascom@policiacientifica.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Gabriela Farias | PCI

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support