Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Pequenas empresas lideradas por...

Pequenas empresas lideradas por mulheres têm mais longevidade

Empresas lideradas por mulheres têm mais longevidade. É o que revelou um estudo preliminar do Sebrae/SC, apresentado à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), para identificar as características dos pequenos negócios liderados por mulheres.


Foi investigado o grau de acesso ao crédito e os principais motivos para a contratação de financiamento por essas empresas.

Segundo a pesquisa, o tempo médio de existência de uma pequena empresa liderada por mulheres é de 13 anos, frente a um ano de existência para as gerenciadas por homens. Uma das hipóteses está associada ao modelo de gestão, que seria mais conservador.

A diretora Administrativa e Financeira do Badesc, Luana Pedron Sobral comentou que o objetivo é criar e manter um ambiente de negócios sustentável e competitivo para as mulheres.

Além das linhas tradicionais, em breve será iniciada a operacionalização do Pronampe Mulher, que terá juros subsidiados pelo Governo do Estado.
Ela lembra que o Badesc trabalha na captação de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para fortalecer as micro e pequenas empresas, com foco prioritário no empreendedorismo feminino e no microcrédito.

O estudo identificou, ainda, que Santa Catarina possui 218,5 mil empresas femininas ativas, das quais 177,5 mil são pequenos negócios, com participação societária feminina maior do que 50%.

O estudo identificou, ainda, que Santa Catarina possui 218,5 mil empresas femininas ativas, das quais 177,5 mil são pequenos negócios, com participação societária feminina maior do que 50%.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support