Penso, Logo Destino: relação entre resíduos sólidos e saúde pública é tema de capacitações no Planalto Norte
Os municípios de Canoinhas e Mafra sediaram, nesta semana, capacitações para multiplicadores de informações sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos e sua relação com a saúde pública.
As atividades foram realizadas por meio de uma parceria entre o Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com as Diretorias de Vigilância Epidemiológica (Dive) e de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Cerca de 430 pessoas, de vários municípios do Planalto Norte, participaram das atividades.
O público-alvo das capacitações são Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE), coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF), integrantes da Vigilância Sanitária, coordenadores do Programa de Controle da Dengue (PCD), servidores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e coordenadores municipais do Penso, Logo Destino.
Conforme o coordenador estadual do PLD, Cícero Luis Brasil, a ação parte de um diagnóstico de que ainda há falta de conhecimento sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos:
SONORA
A Gerência Regional de Saúde de Mafra foi uma das apoiadoras das capacitações. Conforme a bióloga da gerência, Janaína Hartinger, a saúde da população está diretamente ligada ao Meio Ambiente e é impossível falar de saúde sem falar de preservação.
“O Planalto Norte já tem destaque na participação na campanha de coleta de pneus inservíveis e, agora, com a inclusão dos outros resíduos que integram a logística reversa, alcança mais uma conquista que impacta diretamente na saúde da população”, comenta.