Penitenciária Industrial de Joinville comemora aniversário de 10 anos
A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, participou na manhã dessa sexta-feira, 20, da solenidade de 10 anos da Penitenciária Industrial de Joinville, inaugurada em 17 de julho de 2005. A banda de música “Acordes da Liberdade”, formada por apenados da unidade, abriu o evento comemorativo.
Foto: Denise Lacerda / SJC
>>> Imagem para download na galeria
“São muitos os números positivos da nossa Penitenciária Industrial e de nosso sistema penitenciário como um todo. Temos o maior índice de apenados trabalhando, 57%, são mais de 9,3 mil reeducandos em oficinas e fábricas e 1,5 mil estudando como resultado de nosso programa de Humanização implantado em toda Santa Catarina”, destacou Ada De Luca.
Além dos excelentes índices de trabalho e estudo a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania investiu em equipamentos e capacitação dos agentes e na melhoria da infraestrutura nas unidades. “Somente aqui na Penitenciária de Joinville foram criadas 180 vagas para o semiaberto e ampliamos 124 vagas no regime fechado”, complementou a secretária Ada De Luca.
Durante a cerimônia foram homenageados os representantes das empresas que instalaram oficinas de trabalho dentro da unidade ou que são parceiras em diversas ações. Ivete Appel da Silveira, viúva dos senador Luiz Henrique da Silveira, idealizador da unidade penitenciária, também recebeu uma placa em homenagem especial.
A Penitenciária Industrial de Joinville abriga 674 apenados, 494 no regime fechado e 180 no regime semiaberto. Desse total, 368 estão em atividades laborais, 268 no regime fechado e 100 no regime semiaberto.
São mais de 22 convênios com importantes empresas da região com reeducandos trabalhando em tarefas como a produção de parafusos ou montagem de kits para manutenção de compressores. A prefeitura do município também oferece vagas para trabalhos e serviços.
Na educação são 258 internos em atividade de primeira a nona série, ensino médio e cursos de qualificação como Costura, Manutenção de Computadores, Manutenção Predial e Eletricista em Edificação.
“De acordo com dados oficiais, apenas 19% dos apenados que já deixaram a penitenciária de Joinville voltam ao crime, um terço da média nacional”, orgulha-se o diretor Richard Harrison.
Também participaram da cerimônia a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, o vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho, deputados estaduais, vereadores e demais autoridades militares.
Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br